Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Agentes são capacitados para ouvir relatos de vítimas de abusos

Fotos: Eliane Carvalho

ASCOM - Assessoria de Comunicação
27/05/2021 16h04 - Atualizado em 27/05/2021 16h04


Por Portal GovRJ

 
A Polícia Civil formou, nesta quarta-feira (dia 26), 75 agentes no Curso de Capacitação em Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas. As aulas acontecem com regularidade desde 2018 e já formou cerca de 300 policiais. Este ano, pela primeira vez, aconteceu na modalidade a distância por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. Outra novidade foi a inclusão de investigação simulada ao final do curso.
 
Segundo o delegado Carlos Eduardo de Araújo Rangel, diretor de ensino da Acadepol, a procura pela capacitação é muito grande por atender a uma demanda dos gestores e de toda classe policial. Inclusive, nesta edição, há a presença de delegados e agentes da Polícia Civil do Acre, Mato Grosso e Pará.
 
- O curso possibilita que o policial passe a alterar sua metodologia de atendimento a crianças, a adolescentes vítimas ou a testemunhas de crimes. O método Peace, utilizado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, é uma modalidade de entrevista cognitiva que nos foi repassada pela polícia do Canadá. Nós fizemos as adaptações metodológicas à realidade processual penal brasileira. O ganho é gigantesco, pois a criança  e o adolescente recebem um atendimento humanizado e, por outro lado, a polícia produz um elemento de prova mais consistente - comenta o delegado.
 
Acolhimento
 
Um dos instrutores do curso, o inspetor Emerson Brant, que atua na Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav) há 20 anos, explica que o policial que atua nessa área trabalha ativando as memórias das crianças e, por isso, precisa ser acolhedor e ter um trato extremamente humanizado. Ele, que é psicólogo de formação, pontua que é importante preparar os agentes porque o ato de colher informações em um caso de violência sexual não é uma simples conversa. O policial precisa estar atento às reações emocionais, à qualidade do discurso, para direcionar a memória.
 
- A gente não faz entrevista, eu facilito a lembrança para a criança ativar a memória do que aconteceu, se aconteceu, com uma técnica. Assim eu consigo saber o que aconteceu e como aconteceu. Se eu fizer perguntas, como uma entrevista, eu não vou saber - explica Emerson Brant, que continua: - É uma diferença sutil para ver se a criança ou adolescente está mentindo ou não. Não nos cabe julgar. É uma entrevista humanizada, respeitando o íntimo e o emocional, com cuidado para não revitimizar.
 
Governador anunciou investimento
 
Justamente para evitar a revitimização das vítimas de violência sexual que o governador Cláudio Castro anunciou, neste Maio Laranja, o investimento de R$ 690 mil em 22 salas que serão preparadas para atender especificamente esse público, que precisa de atendimento especializado e acolhedor num momento tão difícil. O valor será usado em cada uma das 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs) e nas delegacias de Seropédica, Mesquita, Nilópolis, Itatiaia, Teresópolis e Iguaba. Já a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav) contará com duas salas.
 
 
Observação: com a mão enfaixada, a mulher que aparece na foto é uma atriz simulando uma vítima sendo atendida.