Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Rio de Janeiro é o estado que mais contribui com a campanha nacional de coleta de DNA de familiares de desaparecidos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
21/06/2021 14h50 - Atualizado em 21/06/2021 14h50

O estado do Rio de Janeiro foi o que mais contribuiu com a campanha nacional de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. No estado, o trabalho foi feito pela Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro (SEPOL), por meio do Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense (IPPGF), que montou 13 postos de coleta. O resultado foi extremamente positivo, com 398 famílias (o que corresponde a 508 coletas individuais) participando para incrementar a Rede Nacional Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG/MJSP), ajudando assim a aumentar a chance de localizar seus entes queridos.

A campanha foi liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. No país inteiro, foram 1.622 famílias atendidas.

O resultado reflete o empenho do IPPGF nesse trabalho. Nos últimos dois anos, o Rio de Janeiro foi o estado que mais enviou dados para a rede nacional de perfis genéticos. O estado responde por 26% de todo o material da rede.

Toda vez que há um corpo não identificado em um exame genético realizado pelo IPPGF, o seu DNA é comparado semanalmente aos perfis genéticos de familiares que já estão no banco. Isso aumenta a chance de chegar à identidade da pessoa falecida e ajudar a família a entender o que aconteceu com ela. A busca de pessoas desaparecidas não fica restrita somente às amostras coletadas no Rio de Janeiro, pois a rede nacional permite a comparação com amostras e familiares de outros estados do Brasil. Com a campanha, mais famílias poderão ser beneficiadas pelo trabalho do IPPGF e de seus parceiros em outros estados.