Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Governo do Estado reabre Instituto Médico Legal de Cabo Frio

Fotos: Luis Alvarenga

ASCOM - Assessoria de Comunicação
12/07/2021 10h58 - Atualizado em 12/07/2021 10h59

O governador Cláudio Castro esteve, nesta sexta-feira (09/07), na cerimônia de reabertura do novo posto de Instituto Médico Legal (IML), em Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos. O espaço, ligado à Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), estava fechado há cerca de cinco anos e foi reformado com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti). Foram investidos, aproximadamente, R$ 56 mil nas obras de modernização do local, que, além de atender a população de Cabo Frio, também receberá demandas das cidades de Arraial do Cabo, Armação de Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, Rio Bonito e Silva Jardim.

- Uma política de segurança pública estruturada necessita das polícias Civil e Militar fortes. Nosso trabalho é que tenhamos uma segurança pública técnica e de qualidade. O sucateamento dos IMLs e da Polícia Civil geram impunidade, que também faz com que haja o aumento da criminalidade. Isso faz com que tenhamos uma política de segurança pública equivocada, que coloca a vida da população e do policial em risco - lembrou o governador.

A reforma geral do prédio contemplou a recuperação de telhado, a pintura e a restauração das partes elétrica e hidráulica. Além disso, a sala de necropsia também passou por manutenção e foram instalados aparelhos de ar-condicionado novos no local.

- Um dos compromissos desta gestão da Polícia Civil é reabrir os IMLs do interior fluminense. Exatamente para minimizar o sofrimento da população que tem que enterrar seu parente e que, agora, não vai mais precisar ir a São Gonçalo ou a Macaé para isso. A Polícia Civil se sente valorizada com esta ação e, principalmente, entrega à população uma obra para que se tenha menos dor da hora da morte de um familiar - disse o secretário de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski.

O posto funcionará em regime de plantão, 24 horas por dia, onde vão atuar médicos legistas, técnicos e auxiliares de necropsia, papiloscopistas, além do pessoal de apoio administrativo. No local, vão ser realizados os exames de corpo de delito e necropsias, de responsabilidade do Departamento-Geral de Polícia Técnico-Científica (DGPTC), da Polícia Civil, e, ainda, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que cabe à prefeitura.

- Por muito tempo, as pessoas que perderam seus parentes tinham que se deslocar para as cidades próximas para dar prosseguimento ao processo de sepultamento dos corpos. Reabrir o IML é resgatar a dignidade humana no momento de maior dor e sofrimento. As obras foram custeadas pela Faperj e teve todo o acompanhamento técnico da Polícia Civil. Vale dizer ainda que há no local um plano de descarte de resíduos em virtude da proximidade ao canal - afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

O Serviço Médico Legal de Cabo Frio atenderá os municípios de Arraial do Cabo, Armação de Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, Rio Bonito e Silva Jardim.