Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Chefe de Polícia e secretário de Segurança inauguram DESARME

Fotos: Paulo Toscano

ASCOM - Assessoria de Comunicação
20/04/2017 10h12 - Atualizado em 28/04/2017 6h35

O Chefe de Polícia Carlos Leba e a cúpula da segurança pública inauguraram na manhã desta quinta-feira (20/04), na Cidade da Polícia, a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME). Além da alta cúpula da segurança pública, estiveram presentes representantes do Departamento de Justiça e do Consulado dos Estados Unidos, e do Departamento Contra Delitos Econômicos e Financeiros do Paraguai.
O Delegado Carlos Leba, durante a inauguração da DESARME disse que a Polícia Civil sempre se reinventa com profissionalismo, novas técnicas e métodos de trabalho e que a nova Unidade representa essa característica.
A nova especializada que tem como missão qualificar a investigação e o combate ao tráfico de armas de fogo no estado, terá a princípio 15 policiais, podendo chegar a até 35 em alguns meses. A DESARME fará parceria com agências internacionais e a Polícia Federal visando potencializar os esforços da inteligência.
O Chefe de Polícia destacou que a escolha do delegado Fabrício de Oliveira também representa o alinhamento com a proposta de segurança pública que se espera obter, porque é um profissional que tem perfil de inteligência e operacionalidade e que vai zelar por estes conceitos.
- Conciliar a capacidade técnica e operacionalidade no sentido de promover o melhor processamento de dados e pronta resposta ao movimento de desarmamento que deve acontecer antes do confronto, ou seja, a intenção é interromper a linha de suprimento, que alimenta a criminalidade violenta – finalizou o chefe de polícia.
- A investigação policial é a principal ferramenta para o combate ao crime organizado. Através de um amplo trabalho integrado, tenho certeza que trará resultados impensáveis e proporcionará a preservação de muitas vidas. Hoje iniciamos uma caminhada longa, mas tenho certeza que vitoriosa – afirmou o Delegado Titular da delegacia, Fabrício Oliveira, durante a inauguração.
Já o secretário de segurança Roberto Sá, explicou durante discurso na cerimônia, que mais do que combater ao tráfico de armas, é preciso penas mais duras para criminosos que portem armas de fogo. Segundo ele, o percentual hoje de morte por armas de fogo passa dos 70%.
- A DESARME vai fazer ainda mais do que era feito, porém é preciso ter consciência de que não está apenas nas nossas mãos e que a legislação para esse tipo de crime precisa mudar. As penas são muito brandas ainda. Não é trivial, no Estado do Rio de Janeiro, a polícia apreender 25 armas por dia, e o número absurdo de fuzis apreendidos por ano. São nove mil armas por ano só no Rio de Janeiro e cinco mil mortes violentas no Rio - disse o secretario.

Apreensões
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), somente em janeiro e fevereiro deste ano foram apreendidas 1.322 armas. Destas, 78 eram fuzis, 552 pistolas e 530 revólveres.