Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Força-Tarefa da Polícia Civil de combate às milícias ultrapassa a marca de 1.000 presos e recebe homenagem do governador Cláudio Castro

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
01/12/2021 17h15 - Atualizado em 01/12/2021 17h15

Ações resultaram em mais de R$ 2,2 bilhões de prejuízo às organizações criminosas

A Força-Tarefa da Polícia Civil de combate às milícias ultrapassou a marca de 1.000 presos e recebeu uma homenagem do governador Cláudio Castro, nesta quarta-feira (01/12), na Cidade da Polícia. Os agentes do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), de 11 delegacias especializadas, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) também tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado em agradecimento aos serviços prestados à população fluminense.

O projeto teve início em 14 de outubro de 2020 com o objetivo de combater o crime organizado na Baixada Fluminense e permitir um período seguro de eleição naquela região. Atendendo a uma determinação do governador de implantar uma política de segurança voltada ao combate permanente deste tipo de organização criminosa, a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) expandiu as ações e adotou a estratégia de unir prisões e asfixia financeira.

“Não dá pra ter um estado forte, se a gente não tirar a ideia de impunidade. Durante muito tempo, a impunidade reinou nesse Estado. E um dos grandes motivos foi o sucateamento e o enfraquecimento da Polícia Civil. Hoje, a Sepol tem orçamento próprio, voltou a ser uma instituição de todos, para todos. Estamos falando de dedicação, honra e comprometimento. Não dá pra falar nisso sem falar no policial civil. São mais de mil milicianos presos, e não vamos descansar até que todos sejam capturados. Eles têm que respeitar a nossa polícia – comemorou o governador Cláudio Castro.

O secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, aproveitou para agradecer a confiança, o empenho e o investimento do governador para com os policiais civis. Ele também ressaltou que por meio da Força-Tarefa de combate às milícias foi resgatado o respeito à instituição.

- Resgatamos o orgulho de ser policial civil e a luta não vai parar. Seja miliciano ou traficante, será combatido. Não iremos recuar porque somos o bem, a Polícia Civil. Os segundo e terceiro escalões dos grupos milicianos já estão desestruturados. Estamos trabalhando para desarticular todos de primeiro escalão muito em breve. O bem sempre vence o mal – destacou Turnowski.

Até esta quarta-feira (01/12), 1.008 criminosos foram presos em mais de 150 ações da Força-Tarefa. Entre eles, Edmilson Gomes Menezes, o "Macaquinho"; Gil Jorge Santos de Aquino Júnior, conhecido como "Da Cova" e braço direito do também paramilitar Danilo Dias Lima, o "Tandera". Durante as operações, 25 milicianos foram mortos em confronto, incluindo Wellington da Silva Braga, o “Ecko". O prejuízo das quadrilhas supera R$ 2,2 bilhões por meio de fechamento de comércios clandestinos, interdições de obras irregulares e apreensões, como cerca de um milhão de unidades de TV Box, por exemplo, que representou uma baixa de aproximadamente meio bilhão de reais na arrecadação com a venda de aparelhos e mensalidades.

As operações contam com apoio de diferentes órgãos e instituições, como Polícia Rodoviária Federal (PRF); Polícia Federal (PF); Ministério Público (MP); Receita Federal; e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no período pré-eleitoral e nos dois turnos das eleições municipais de 2020.