Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Governo do Estado entrega 62 viaturas para a Secretaria de Polícia Civil

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
16/12/2021 15h40 - Atualizado em 16/12/2021 16h57

O governador Cláudio Castro entregou, nesta quinta-feira (16/12), 62 novas viaturas, no estilo picape, para a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol). Vinte delas são destinadas à Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), unidade de elite da instituição. Quarenta veículos, sendo 20 caracterizados, vão para para delegacias distritais e especializadas. Os outros 20, descaracterizados, serão usados em ações de inteligência policial. As duas viaturas restantes têm padrão antibombas. O investimento total na renovação da frota é de cerca de R$ 20 milhões.

- Estas novas viaturas vão reforçar delegacias de todo o estado, incluindo Niterói, São Gonçalo, Baixada Fluminense e interior, além das especializadas. Isso mostra que nossa gestão é para todo o Rio de Janeiro, não foca em determinadas regiões e tem o objetivo de melhorar a Segurança Pública - disse Cláudio Castro.

A aquisição visa o reforço e o restabelecimento operacional da Polícia Civil. Os novos veículos chamam a atenção pela inovação: uma tecnologia inédita de blindagem foi usada nos para-brisas e é contra tiros de fuzil. A medida garante mais segurança aos agentes.

- Os novos automóveis vão facilitar a mobilidade dos agentes em terrenos de difícil acesso. O governo estadual dá prosseguimento ao plano de investimentos na polícia judiciária - disse o secretário de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski.


Centros esportivos
Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre as secretarias de Polícia Civil e de Esporte, Lazer e Juventude para a instalação de centros esportivos para atender crianças e adolescentes. Um dos núcleos vai funcionar nas instalações da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), no Centro do Rio, para atender à comunidade infanto-juvenil do entorno, além de policiais civis e os dependentes.

- Esta iniciativa mostra, na prática, como a integração e o diálogo funcionam. A ação das duas secretarias resultou neste belo projeto que vai incluir a população, principalmente o público infanto-juvenil. As crianças terão a oportunidade, ao conviverem com os policiais civis, de escolherem o melhor caminho - lembrou Cláudio Castro.

No projeto estão previstos, além da academia, a revitalização da piscina, criação de uma sala de pilates e, ainda, salas de atendimento nutricional e psicológico.

- Vamos trazer crianças e adolescentes para praticar esportes. Isso aproxima a população da Polícia Civil e pode mudar a referência de vida daqueles meninos e meninas. Será a educação pelo esporte - reforçou Turnowski.

Haverá, ainda, a instalação de um segundo centro esportivo. Desta vez, na Cidade da Polícia, no Jacaré, Zona Norte do Rio, onde o atendimento será exclusivo aos policiais civis e dependentes. A estrutura prevê uma academia de musculação e espaço para treinos funcionais e voltados para a reabilitação dos policiais civis.

- Vamos revitalizar os equipamentos esportivos, com destaque para a piscina, além de fornecer os materiais necessários para as atividades. Num deles, vamos atender, além dos policiais e seus dependentes, a comunidade do entorno, com ênfase nas crianças e adolescentes - afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca.

Os espaços são cedidos pela Polícia Civil, enquanto os recursos humanos para as atividades físicas ficarão a cargo da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.