Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Secretaria de Estado de Polícia Civil sedia 1º Encontro sobre Saúde Mental e Autocuidado na Segurança Pública

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
28/02/2023 15h13 - Atualizado em 09/03/2023 14h55

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) sediou o 1º Encontro sobre Saúde Mental e Autocuidado na Segurança Pública. Realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) e o Ministério Público do Trabalho, o evento teve como objetivo promover a saúde mental e valorizar a vida dos profissionais da área de Segurança.

O encontro aconteceu, nesta terça-feira (28/02), na Cidade da Polícia (Cidpol), e contou com a presença do subsecretário de Gestão Administrativa, delegado Tarcísio Andreas Jansen, representando o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Fernando Albuquerque; do vice procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, Fabio Villela; da secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel; do diretor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, Vitor Poubel, entre outras autoridades.

Na ocasião também foi anunciada a implementação do Programa “Segurança QPrevine” como uma das etapas de um projeto maior, desenvolvido de forma integrada com instituições de segurança pública do estado do Rio de Janeiro e outros parceiros.

O IPPES está implementando essa proposta com pesquisa de diagnóstico e formação na prevenção e posvenção de suicídio para agentes da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), que já firmaram acordos de cooperação técnica com o MPT/RJ, articulador do Projeto de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos agentes de segurança pública.

O "Segurança QPrevine" atua em três eixos: pesquisa e diagnóstico; construção de boletins baseados em levantamento de dados (com notificação de suicídios, tentativas de suicídio e homicídios seguidos de suicídios); treinamento, formação e apoio psicoterapêutico aos profissionais.

As ações desenvolvidas são oficinas de autocuidado e de gestão humana para gestores, agentes internos e operacionais, destacando a importância da saúde mental na segurança pública, além do curso de formação de multiplicadores de prevenção ao suicídio. O objetivo final é que as instituições aprimorem ações próprias de prevenção ao suicídio.

Dados
O número de suicídios de policiais civis e militares no Brasil cresceu 55% de 2020 para 2021, com 101 vítimas, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. No Rio de Janeiro, o aumento foi de 150% entre 2019 e 2021, de seis para 15 casos.