Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

I Concurso de Redação do Programa Papo de Responsa premia 33 jovens moradores de comunidades do Rio

Fotos: Paulo Toscano

ASCOM - Assessoria de Comunicação
28/11/2018 18h52 - Atualizado em 28/11/2018 18h54
por Maurício Tambasco


O I Concurso de Redação do Programa Papo de Responsa, da Polícia Civil, premiou 33 alunos, todos jovens moradores de comunidades do Rio de Janeiro.

O projeto que tem como tema “O Papo Da Minha Vida!”, é resultado das atividades realizadas no período de 2017/2018, a partir da parceria entre a Secretaria de Segurança, a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Civil.

A iniciativa teve como objetivo o estabelecimento de diálogos com 4.798 alunos das turmas do 9º Ano do ensino fundamental, do Programa de Educação de Jovens e Adultos – Peja (Diurno) e Aceleração 8, com a realização de 19 encontros com o Programa Papo de Responsa.

Ao todo foram premiados os três primeiros colocados das 11 coordenadorias regionais de educação, totalizando trinta e três alunos. Além do certificado, os alunos finalistas ganharão um kit com livros e ingressos para visitarem o AquaRio e o Morro do Corcovado. Os três primeiros colocados ganharão uma bolsa de estudos integral no Sistema Elite de Ensino.

Foram abordados temas como drogas – lícitas e ilícitas, crimes de internet, bullying e cyberbullying, Direitos Humanos, Cultura de Paz, Mediação Pacífica de Conflitos e outros temas relativos a área de Segurança Pública, contribuindo para o fortalecimento de programas preventivos de segurança com foco em adolescentes e jovens.

Participaram da Solenidade a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca do Projeto Orquestra na Escola da Secretária de Educação, a Banda Sinfônica da Guarda Municipal e o Coral da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Durante o evento foi apresentada a mostra “Fragmentos”, composta por trechos de algumas redações produzidas pelos alunos participantes.