Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil e a SEDHMI lançam campanha sobre o combate à exploração sexual de crianças

ASCOM - Assessoria de Comunicação
02/06/2017 10h27 - Atualizado em 02/06/2017 10h27

No Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, a Polícia Civil, representada pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Para Mulheres e Idosos (SEDHMI), e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), lançaram a campanha “Contando um Conto – Cuidando de nossas Crianças e Adolescentes”.

A campanha tem por objetivo informar e orientar, de forma lúdica, pais e filhos sobre como perceber e evitar que menores de idade sejam vítimas de pedofilia. A iniciativa alerta para a data de 18 de maio - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Em um vídeo, princesas e Super-heróis contam a história de uma menina que foi vítima de abuso sexual. Para o Secretário de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, Átila A.Nunes, esta campanha poderá auxiliar os pais a conversarem em casa sobre um tema que para muito pode ser considerado delicado: “Os personagens das histórias infantis ajudam a entrar no universo das crianças e, falando a linguagem delas, debater sobre o abuso sexual. Para muitos pais poderia ser um tabu, mas quando narrado em forma lúdica torna-se de fácil entendimento para as crianças e para a família”, explica o secretário.

O chefe da Polícia Civil, Carlos Leba, acredita que a parceria com a SEDHMI é fundamental para a elaboração de iniciativas conjuntas: “A Polícia Civil está em defesa de quem precisar e em constante busca de aprimoramento de suas ações. O trabalho com a Secretaria de Direitos Humanos viabilizará projetos em defesa das minorias”, diz Leba.

A campanha foi inspirada na cartilha “Marianinha: a menina que botou a boca no trombone”, de autoria do psicólogo e inspetor da Polícia Civil, Emerson Brant. O texto do livreto surgiu no cotidiano da DCAV. Em 2002, Emerson era responsável por entrevistar crianças vítimas de abusos. Segundo o autor, todos os elementos da cartilha foram colhidos com base nos depoimentos: “Pensamos na cartilha para iniciar o diálogo entre adultos e crianças, pais e filhos, fornecendo um instrumento de comunicação. A informação é a melhor ferramenta. Todas as vezes que a imprensa divulga fatos de abuso sexual, o número de denúncias aumenta de forma imediata na DCAV.”, questionou Brant.

A delegada titular da DCAV, Juliana Emerique, afirmou que a instituição tem estrutura física e equipe altamente qualificada, sendo referência para todo o país. “Na nossa delegacia, a vítima é ouvida e o agressor o culpado. Desde 2015, realizamos todos os protocolos de atendimento dentro da DCAV, evitando a peregrinação da vítima pela cidade: registro da ocorrência, perícia e relato das vítimas com a gravação do áudio/vídeo para o encaminhamento imediato à Justiça”, afirmou à delegada.