Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Sepol realiza 1° Encontro Nacional dos Diretores de Departamentos de Homicídios das Polícias Civis

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
03/09/2019 18h24 - Atualizado em 03/09/2019 18h24

A Secretaria Estado de Polícia Civil, por meio do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP), promove nos dias 18 e 19 desse mês o Primeiro Encontro dos Diretores de Departamento de Homicídio do Brasil. O evento será realizado na Academia de Polícia Sylvio Terra, no Centro do Rio e na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio.

O evento tem como objetivo a troca de experiências entre as polícias civis de todo o Brasil, visando a unificação das ações que melhoraram os índices de resolução de homicídios nos seus respectivos Estados. Durante o encontro também serão debatidos temas relativos a investigação de homicídios como a adoção de técnicas investigativas inovadoras e metodologias nacionais para a quantificação das taxas de elucidação.

Segundo o diretor do DGHPP, Antônio Ricardo Nunes, também será sugerida a padronização da sigla DHPP para os Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa das Polícias Civis de todo o País. Ainda segundo o diretor, também serão traçadas estratégias de melhorias de resultados nas operações nacionais de cumprimento de mandados de prisão contra acusados de assassinatos.

- Este encontro chega em momento bem oportuno, já que a queda nos índices de homicídios é observada por diversos estudiosos da violência urbana, sendo uma tendência em todos os estados. A adoção de estratégias nacionais trará melhorias significativas para a segurança pública, como a redução nos números absolutos de homicídios e a elevação dos inquéritos enviados à justiça com autoria de crimes contra a vida – destacou o delegado.