Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Parceria entre Sepol e Polícia Judiciária da França oferece intercâmbio de combate à pedofilia

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
14/10/2019 12h59 - Atualizado em 14/10/2019 12h59

Começou, nesta segunda-feira (14/10), na Academia de Polícia Silvio Terra (Acadepol), no Centro do Rio, o primeiro Intercâmbio Acadepol - Police Judiciaire de France (OCRVP – Office Central pour la Répression de Violences aux Personnes). O curso voltado para o combate à pedofilia pela internet é uma parceria da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) com a Polícia Judiciária da França para fomentar a troca de experiência entre as policiais dos dois países.

– Essa é a primeira de muitas atividades que serão realizadas entre a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e a Polícia Judiciária da França. A Capacitação e a troca de informações é salutar para ambas as partes. Esse é um crime que não tem fronteiras. É necessário que tenhamos uma visão diferenciada para essa forma de comunicação, para esse tipo de crime, e por isso se faz tão necessário essa interlocução entre as instituições – afirmou Ricardo Barboza, chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Polícia Civil.

O Intercâmbio tem como objetivo capacitar 30 policiais civis para atuarem em investigações de combate à exploração de menores, especialmente na questão da porno pedofilia pela internet, visando a otimização das técnicas de combate à exploração sexual infantil. O curso de capacitação acontece até sexta-feira (18/10) na Academia de Polícia e tem previsão de 40h. As aulas serão ministradas pela brigadeiro Sophie Bazard e pela capitã Katie Steel da Polícia Judiciária Francesa.

- Esse curso é fruto da iniciativa do delegado Ricardo Barboza que nos procurou na Embaixada da França, e nos convenceu sobre a importância dessa parceria e da cooperação técnica. As aulas serão ministradas por duas policiais francesas que trabalham em uma unidade que atua unicamente no combate à pedofilia. Todo trabalho que realizamos lá será demonstrado aqui. Essa é a primeira de muitas parcerias que teremos – declarou Serge Giordano, representante da Polícia Judicária Francesa.

Para a diretora da Academia de Polícia, Renata Teixeira, essa é uma ótima oportunidade para que os policiais da Secretaria de Estado de Polícia Civil recebam conhecimento e orientações de outro país no combate à pedofilia.

- Tenho certeza de que esse intercâmbio vai permitir que nossos policiais saiam daqui com um pouco mais de conhecimento sobre o assunto e possam levar esse aprendizado não só para as suas unidades, mas para a vida profissional – conclui ela.