Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Acadepol promove workshop de combate à violência contra a mulher com participação de integrantes do sistema de justiça criminal

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
29/07/2020 10h54 - Atualizado em 29/07/2020 15h14

Mais de 700 policiais participaram do Workshop Rede de Enfrentamento de Violência contra a Mulher, promovido pela Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) nesta terça-feira (28/07). A ação educacional teve como objetivo reforçar o compromisso da Secretaria de Polícia Civil no combate a este tipo de crime.

O evento contou com três painéis distintos, em que delegados de Polícia dialogaram com integrantes do sistema de justiça criminal, como Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e especialistas no tema. O objetivo foi debater as políticas nacionais e estaduais de combate da violência de gênero e falar sobre a campanha Sinal Vermelho, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para a diretora da Acadepol, delegada Renata Teixeira, o evento proporcionou a integração entre as instituições, além de reforçar o papel do policial no enfrentamento à violência contra a mulher. "A importância do Workshop Rede de Enfrentamento de Violência contra a Mulher é ampliar o diálogo interinstitucional das agências integrantes do sistema de justiça criminal e promover a sensibilização dos policiais civis em relação a seu importante papel enquanto um dos principais atores da rede de enfrentamento da violência contra a mulher", afirmou.

A diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), delegada Sandra Ornellas, foi uma das palestrantes do workshop e falou sobre a campanha Sinal Vermelho, do CNJ. "Essa campanha é uma forma de demonstrar que a violência contra a mulher não é um problema da família, não é um problema que se resolve em casa. É um problema em que toda a sociedade precisa rejeitar e agir, no sentido de impedir que ela seja uma constante. É importante sensibilizar os policiais para esse tipo de violência, totalmente diferente das violências que estamos acostumados a lidar. Nós temos que atuar conhecendo a especificidade desse tipo de crime e contribuir com o trabalho de toda a sociedade para a sua erradicação", finalizou a delegada.

Além dos delegados de Polícia, participaram do evento o ministro do STJ, Rogério Schietti, a juíza do TJRJ, Renata Gil e a Procuradora da República, Maria Ziouva.