Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Chefe de Polícia recebe Ministro de Estado – Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – para encontro informal

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
04/08/2017 20h19 - Atualizado em 04/08/2017 21h15

O chefe de Polícia Civil, delegado Carlos Leba, recebeu, nesta sexta-feira, o ministro de Estado – chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Sérgio Etchegoyen e sua comitiva. O encontro ocorreu no Gabinete da Chefia de Polícia, onde conversaram sobre diversos pontos referentes ao trabalho de integração do Governo Federal com as forças de Segurança do estado do Rio de Janeiro, como complemento ao que já foi acordado em reunião anterior com o secretário de Segurança Roberto Sá e sua equipe.

Durante o encontro, do qual participaram o general Carlos Bolivar, assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional, o coronel Amilton Ramos, assessor de comunicação social, o representante da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Rio de Janeiro, e representantes da cúpula da PCERJ, o general Sérgio Etchegoyen abordou a história da Polícia Civil desde os tempos da chefatura e contou que o avô dele, Coronel Alcides G. Etchegoen, substituiu o então chefe de Polícia, Filinto Muller, em 1944, durante o governo Getúlio Vargas.

O ministro lembrou que o crime organizado é a maior ameaça à sociedade brasileira e defendeu um endurecimento no combate à criminalidade.

“As Forças Armadas não são instituições policiais, são instrumentos de emergência, o último que o estado tem para lançar”, enfatizou o general Etchegoyen, ao defender a tese de que a sociedade tem que valorizar os policiais, separando os bons dos maus, punindo os que cometeram crimes.

O chefe de Polícia concordou com essa análise feita pelo general e reforçou a necessidade de mais investimentos na polícia judiciária para que tenhamos maior qualidade investigativa, proporcionando a celeridade na elucidação dos crimes.

Carlos Leba, ao fim do encontro, convidou o ministro Sérgio Etchegoyen e equipe para, em uma nova oportunidade, conhecer as dependências do Museu Histórico da Polícia Civil, que atualmente encontra-se em processo de restauração. O ministro sentiu-se lisonjeado com o convite e prometeu retornar em nova visita à sede da Chefia de Polícia Civil para conhecer os anais da nossa gloriosa Instituição.