Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube Player

Notícias

Presos bandidos que fraudavam sistema de recarga dos bilhetes do metrô

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
12/01/2018 11h44 - Atualizado em 12/01/2018 11h44

Policiais da Delegacia de Defraudações (DDEF) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (11/01), dois homens que fraudavam o sistema de recarga de cartões do metrô do Rio. Em pouco mais de um mês, os irmãos Elias Rodrigues Barros Júnior e Matheus Elias dos Santos Luiz Barros roubaram mais de R$ 5 mil em cartões.

Eles foram presos, com apoio de seguranças do metrô, dentro de uma composição na Central do Brasil, após aplicarem mais um golpe na máquina de autoatendimento da estação Praça Onze.

A delegada da Defraudações, Patrícia de Paiva Aguiar, explica que, na hora de recarregar os bilhetes pré-pagos, eles colocavam uma cédula e, após os créditos serem contabilizados, inseriam uma segunda nota, provocando erro de leitura. A máquina, então, devolvia as duas cédulas e o cartão já recarregado. Esses cartões eram vendidos a usuários, por um preço menor, na estação Pavuna. Ou então, os criminosos se dirigiam à bilheteria e solicitavam o ressarcimento do valor carregado, alegando que haviam desistido de utilizar o cartão.

Com Elias e Matheus, que são ambulantes, foram apreendidos 70 cartões pré-pagos do metrô, 584 reais, quatro comprovantes de recargas e quatro comprovantes de depósitos bancários. Na delegacia, os dois confessaram o crime e contaram que praticavam a fraude de 12 a 14 vezes por dia. Eles foram autuados por estelionato.