Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
06/03/2018 17h00 - Atualizado em 06/03/2018 17h01

A Polícia Civil esclarece que não é verdadeira a notícia que tem circulado nas redes sociais atribuindo à Instituição a seguinte citação:
 
Alerta do Departamento de Polícia Civil de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.

"Estamos em tempo de guerras. Seguem algumas medidas cautelares:

1- Nada de bares noturnos ou lanchonetes em locais abertos.
2- Evite sair de casa após dez da noite.
3- Transitar somente por vias movimentadas. Evite atalhos.
4- Não demorem no embarque e no desembarque do veiculo! Combine com familiares.
5- No desembarque cada um bate sua porta e o motorista tranca as portas no controle remoto ao mesmo tempo que se afasta rapidamente do veículo!
6- Se despeça dentro de casa, embarque rápido e saia imediatamente com o veículo, evite ficar parado dando bobeira, ao embarcar devagar ou se despedindo na rua.
7- Passeios somente em Shoppings.
8- Quando dirigir e parar em um sinal, mantenha distância do veículo da frente, para que você possa ver os pneus traseiros. Assim dá para sair rapidamente sem manobrar, se for preciso.
9- Evite parar na faixa da esquerda do semáforo. De preferência a faixa do meio.
10- Mantenha distância de duplas, em motocicletas.
11- Nunca parem para falar no WhatsApp dentro dos veículos.
12- Se forem aguardar alguém em algum lugar, observe antes ao redor, estacione o veículo com segurança, apague todas as lâmpadas, puxe o freio de mão e retire o pé do freio(para apagar a luz de freio!(veículo sempre com todos vidros fechados e filmados)
13- Se perceber suspeitos, dê várias voltas antes de entrar com o carro na garagem. Ao sair de casa, olhe atentamente se não tem ninguém na rua. De preferência, pelas câmeras de TV ou no celular.
14- Quem mora em casa, não esquecer de instalar cerca elétrica, portão automático, sensores, câmeras e ter cães de guarda. O melhor ainda é optar por condomínio fechado ou apartamento.
15- Quem tiver condições de comprar um carro blindado, compre!
16- Sempre suspeitar de tudo e de todos. Ter uma postura defensiva é estar sempre atento.
17- A pé ao ouvir disparos, diminua a silhueta, deite-se ou abaixe-se imediatamente, de preferência ao lado de algo rígido que sirva de proteção. Ex.: meio fio, mureta, roda dianteira(ao lado do motor) de carros estacionados.
18- Quando for se dirigir ao veículo estacionado, nunca vá diretamente à ele. Observar todo ambiente em volta e se estiver tudo tranquilo, embarcar e sair rapidamente.
19- Se tiver que ir a algum ambiente público como padarias, restaurantes ou bares, dê preferência aos que têm câmeras e segurança armada.
20- Nunca ir a caixas eletrônicos à noite, nem no fim de semana e nem em lugares desertos. Dê preferência aos shoppings.
21- Antes de entrar em algum estabelecimento sempre observe se as pessoas estão agindo com naturalidade, pessoas muito paradas sem se mexer podem estar sendo assaltadas.
22- Se perceber que entrou com o veículo em uma comunidade, apague os faróis(use a lanterna), acenda a luz interna, abra todos os vidros e faça o retorno com o veículo lentamente sem parar e sem movimentos bruscos.
23- Se estiver embarcado em movimento e ouvir disparos, se abaixem dentro do veículo, evitando áreas envidraçadas. A maioria dos disparos são feitos nos vidros.
24- Nada de conversas, no portão e em frente de casa na calçada. Esse tempo já passou!
25- O mais Importante: Se for surpreendido não faça movimentos bruscos e NUNCA REAJA!!!"
Repassem para seus Familiares e Amigos, isso poderá salvar suas vidas!”
 
Após contato desta assessoria com os respectivos diretores de departamentos de Polícia da Capital e do Interior, ressaltamos, mais uma vez, que a notícia é falsa. Tanto no que diz respeito ao conteúdo quanto à autoria do texto.
 
A Polícia Civil não emite alertas desta natureza e realiza ações conjuntas com as Forças Armadas e demais órgãos de Segurança Estadual no combate à criminalidade.
 
Por fim, informamos que a Polícia Civil continuará trabalhando na identificação dos autores dos delitos praticados nas regiões citadas, bem como em todas as áreas do Estado do Rio de Janeiro para levá-los à Justiça.