Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Ação da DRF em Mauá captura acusado de roubar combustível de oleoduto em Caxias

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
10/09/2019 18h59 - Atualizado em 10/09/2019 18h59

Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam, nesta terça-feira (10/09), em Mauá, Mateus Kevin da Silva Belo, contra o qual constava um mandado de prisão preventiva. Ele é apontado como um dos integrantes de uma quadrilha que perfurou um oleoduto para roubar gasolina, no Parque Amapá, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. A ação criminosa resultou na morte de uma criança, de apenas 9 anos, que teve 80% do corpo por queimaduras decorrentes da exposição ao combustível.

O preso, ao lado de outros acusados, teriam provocado um vazamento de cerca de 237 mil litros de gasolina. O furto não se consumou pois houve rompimento da mangueira presa à válvula, que não suportou a alta pressão do duto.

O vazamento de gasolina, além de configurar crime ambiental, causando poluição atmosférica, resultou na morte de Ana Cristina Pacheco, de 9 anos, e a retirada de 17 moradores da área afetada. A criança desmaiou e caiu no solo molhado de combustível, ocasião em que manteve contato direto com a gasolina, altamente tóxica, vindo a falecer no dia 23 de maio deste ano, em decorrência da exposição ao produto.

As investigações que resultaram na identificação de todos os envolvidos foi desenvolvida pela Delegacia de Defesa dos Serviços delegados - DDSD. Após a conclusão dos procedimentos legais, o preso foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.