Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

ACADEPOL

ACADEPOL - Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra

IMLAP - ACADEPOL - Academia de Polícia Civil Sylvio Terra

Fotografia: Paulo Toscano

A Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra, conhecida como ACADEPOL, é o órgão da Polícia Civil responsável pelos processos seletivos para a admissão de novos policiais nos quadros da corporação. Depois de aprovados em concursos públicos de provas ou de provas e títulos, os candidatos às carreiras de Delegado de Polícia, Perito Criminal, Perito Legista, Piloto Policial, Engenheiro de Telecomunicações, Inspetor de Polícia, Papiloscopista Policial, Oficial de Cartório, Investigador, Técnico e Auxiliar de Necrópsia, passam a frequentar o Curso de Formação Profissional, que os habilita à nomeação para os cargos policiais.

Além dos cursos de formação, a Academia de Polícia ministra cursos de aperfeiçoamento e especialização para todas as especialidades policiais, como, por exemplo, o CAT - Curso de Ações Táticas.

Fundada no dia 2 de fevereiro de 1912, por instrução do Chefe de Polícia Civil do Distrito Federal, a Academia de Polícia chamava-se Escola de Polícia Científica do Rio de Janeiro. Seu primeiro Diretor foi o o Professor Elísio de Carvalho, que defendia um movimento reformador da Polícia do Rio de Janeiro, no sentido de criar uma polícia judiciária democrática.

Em 1944, com a mudança do nome da Polícia Civil do Distrito Federal para Departamento Federal de Segurança Pública, a Escola de Polícia foi reorganizada, graças ao trabalho dedicado do Delegado Sylvio Terra, Diretor da Divisão de Polícia Técnica. Entusiasta do ensino policial, o Delegado atualizou e ampliou as atividades destinadas à formação de todo o quadro de servidores, como comissários, peritos, escrivães, investigadores, datiloscopistas, guardas civis, entre outros.

Com a criação do Estado da Guanabara em 1960, a Escola de Polícia passa a chamar-se Academia de Polícia. Em 1984, a Lei nº 761, de 29 de junho, alterou o nome da instituição para Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra, em homenagem ao Delegado.

De acordo com o ex-diretor da ACADEPOL, Sérgio Lomba, todas as disciplinas ministradas já permeavam os Direitos Humanos. Durante o período do curso de formação para o exercício da profissão, o policial aprende noções de Direito, segurança pública, primeiros socorros, balística, tiro, defesa pessoal, imobilização, além da história das Polícias.

Em 2000, a Academia passou por uma grande reforma em suas instalações físicas e recebeu investimentos na parte técnica com a aquisição de equipamentos audiovisuais e datashow. Em 2008, a ACADEPOL passou por uma reestruturação interna para comportar em 2009, a formação de 1500 novos policiais.