Bandeira da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro
Os símbolos da Polícia Civil são a Bandeira, o Brasão e o Hino.
Para simbolizar a grande Instituição Policial criada pela fusão do Estado do Rio de Janeiro com o Estado da Guanabara, o Delegado Cyro Advincula da Silva apresentou ao então Secretário de Estado da Polícia Civil, Hélio Sabóia, o projeto da Bandeira da Polícia Civil, para se tornar, segundo a exposição de motivos, "o símbolo que a represente e inspire na sua luta em defesa da sociedade".
Tratava-se de uma bandeira com características sóbrias, incorporando os elementos históricos consagrados como as cores estaduais, o brasão das ramas ostentando como figura central a estrela representativa da Polícia do Distrito Federal e do Estado da Guanabara e, celebrando a data magna da Instituição, a inscrição "1808".
Em 22 de dezembro de 1987, foi assinado o Decreto nº 10.891, que criou a Bandeira da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. A Bandeira foi hasteada pela primeira vez no dia 10 de maio de 1988, às 10 horas, em frente à sede da Secretaria de Estado da Polícia Civil, na Rua da Relação, durante a festividade comemorativa do 180º aniversário da criação da Instituição.
Brasão Oficial da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro
Símbolo Águia da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro
Emblema da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro