Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil do Rio participa de Intercâmbio Internacional UBOC 2021, nos Estados Unidos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
30/11/2021 16h17 - Atualizado em 01/12/2021 14h01

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) participou do Programa de Intercâmbio Internacional UBOC 2021 (United States - Brazil Organized Crime) realizado, entre os dias 13 e 24 de novembro, na Flórida, nos Estados Unidos. O curso teve o objetivo de capacitar os agentes de segurança para o combate às organizações criminosas transnacionais por meio da concentração de esforços; compartilhamento de informações e expertises; e a colaboração entre órgãos brasileiros de segurança pública e as agências americanas de aplicação da lei.

Outra finalidade da capacitação é a implantação do projeto MBS-FP (Sistema de biometria Móvel para Parceiros Estrangeiros). Trata-se de mais uma ferramenta para controle e segurança de fronteira com o intuito de romper a mobilidade de criminosos, em especial grupos de terroristas. As estratégias discutidas e o aprendizado adquirido contribuirão para ampliar as ações de gestão de inteligência nas investigações criminais da Polícia Civil.

Ao todo, seis profissionais da Segurança Pública do Brasil participaram do intercâmbio, sendo cinco policiais civis. Representaram a Polícia Civil RJ o titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), delegado Gustavo Ribeiro, e o inspetor Alfredo Lourenço, da Subsecretaria de Inteligência. A comitiva brasileira contou ainda com um juiz criminal, três promotores de Justiça, um procurador da República, dois procuradores do Trabalho, três policiais da Embaixada Americana e quatro agentes do Serviço de Segurança Diplomática Americano.

Os integrantes do programa de intercâmbio puderam visitar a DSS (Diplomatic Security Services), FBI (Federal Bureau of Investigation), ATF (Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives), o BIS (Bureau of Industry and Security) - Polícia do Departamento de Comércio Exterior, o USSS (Serviço Secreto Americano), o Departamento de Polícia Estadual de MIAMI (Miami PD), a HSI (Homeland Security Investigations) - Polícia do Departamento de Segurança Nacional, USAA (United States Attorney Office) - Escritório da Procuradoria Federal dos Estados Unidos, a CBP (Costumes and Borders Protection) e o BSO - Broward County Sheriffs Office - Polícia do Condado de Broward, Florida, dentre as quais possuem Forças-Tarefas importantes para a Secretaria de Estado de Polícia Civil.