Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil recebe helicóptero que vai reforçar a frota aérea da instituição

Fotos: Luis Alvarenga

ASCOM - Assessoria de Comunicação
11/02/2022 19h35 - Atualizado em 14/02/2022 16h00

A Polícia Civil recebeu, nesta sexta-feira (11/02), um novo helicóptero que vai reforçar a frota da instituição. O modelo Leonardo AW-119Kx (Koala) é o primeiro das duas aeronaves adquiridas com recursos oriundos do Gabinete de Intervenção Federal (GIF). O equipamento já chega preparado para receber o flir, uma câmera termográfica capaz de identificar criminosos escondidos, à noite ou no escuro, pelo calor do corpo e dos armamentos em utilização.

Fabricado nos Estados Unidos, o helicóptero passou por processo de blindagem em Porto Alegre, no Sul do país, onde foi adaptado para as operações do Serviço Aeropolicial (Saer) da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Trata-se de uma aeronave multimissão com capacidade para ações diurnas e noturnas.

Após a entrega do helicóptero, a Polícia Civil vai instalar o Olho do Águia. A câmera tem alcance de cinco mil metros e é um equipamento de inteligência usado em investigações sensíveis, na localização de alvos, no acompanhamento à movimentação de criminosos, inclusive na mata.

Essa é a terceira aeronave da Polícia Civil, que já possuía a H350 (esquilo) e a Huey II (sapão). A chegada de mais um helicóptero, também adquirido pelo GIF, está prevista para o segundo semestre deste ano. O novo equipamento, um AW-169, virá com a câmera termográfica instalada.