Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil inaugura Gabinete de Comando de Operações Policiais

Fotos: Philipe Lima

ASCOM - Assessoria de Comunicação
21/03/2022 15h43 - Atualizado em 22/03/2022 15h30

O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta segunda-feira (21/03), o Gabinete de Comando de Operações Policiais (G-COP), da Secretaria de Estado de Polícia Civil. No local, equipado com tecnologia de última geração, funcionará a coordenação de monitoramento e gestão estratégica das ações contra o crime organizado. No G-COP, a cúpula da instituição vai acompanhar imagens ao vivo, transmitidas por equipes em terra e pelo helicóptero Águia, e serão gerados boletins informativos das ações.

- Este é um equipamento que a segurança pública do Estado precisava e que significa uma evolução do trabalho da Polícia Civil. Quando assumi, me comprometi a dar melhores condições de trabalho ao nosso policial e acabar com a fase de sucateamento da instituição. O G-COP é mais um passo nesta direção - disse o governador.

O espaço, no 13º andar da sede da secretaria, também conta com uma Central de Monitoramento de Redes Sociais para acompanhar o que está sendo veiculado nos canais de mídias digitais a respeito das operações. O G-COP possui uma sala principal com mesa central com capacidade para 12 pessoas, um videowall, que fornecerá informações em tempo real, além de transmissão de imagens ao vivo e reportagens. Em uma mesa auxiliar, os assessores acompanharão as ações e fornecerão informações instantâneas aos veículos de comunicação e à população em geral.

De acordo com o secretário de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, o G-COP é uma parte do investimento de R$ 150 milhões do Governo do Estado na instituição. No espaço, foram investidos cerca de R$ 10 milhões em estrutura e tecnologia em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

- O G-COP é um ambiente que vai monitorar, controlar e dar maior segurança operacional aos policiais e às comunidades. É um espaço que proporciona, ainda, transparência às ações e contribui para o aperfeiçoamento da segurança pública e das condições de trabalho dos nossos agentes - afirmou Turnowski.

O local também poderá ser usado para apresentações e videoconferências, assim como para encontro de autoridades e instituições, que poderão debater e planejar ações estratégicas e acompanhar as diligências em andamento.