Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil RJ inaugura Agência Central de Inteligência

Fotos: Philippe Lima

ASCOM - Assessoria de Comunicação
24/03/2022 17h41 - Atualizado em 25/03/2022 16h28

O governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, inauguraram, nesta quinta-feira (24/03), a Agência Central de Inteligência da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol). Trata-se da maior do ramo de inteligência de segurança pública estadual do país, um prédio inteiro que vai concentrar todos os setores que buscam e produzem conhecimentos para assessorar nas tomadas de decisões estratégicas e operacionais.

A nova casa da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da instituição, na Rua da Lavradio, no Centro do Rio, tem em sua estrutura departamentos de inteligência, contrainteligência, operações de inteligência, operações de segurança pública e busca eletrônica. No local, equipamentos como o Cellebrite, que ganhou notoriedade no caso do menino Henry, estarão disponíveis para auxiliar nas investigações.

- Esta gestão tem dado uma valorosa contribuição à Polícia Civil. Este prédio é mais uma delas e mostra o quanto voltamos a investir, não apenas em tecnologia para investigações, mas também em estrutura para os nossos profissionais, que tanto têm nos ajudado a construir uma sociedade mais segura – declarou o governador durante a cerimônia.

O imóvel também vai abrigar a Escola de Inteligência para capacitação de profissionais da área, além do Disque Denúncia. As atividades desenvolvidas no espaço também atenderão demandas do Ministério Público e do Poder Judiciário, no que tange a operacionalização de interceptações telefônicas e telemáticas decretadas judicialmente.

- Desde o primeiro dia, assumi o compromisso de ressignificar a Polícia Civil e devolver o respeito que a instituição parecia haver perdido. Com o apoio do governador Cláudio Castro, a instituição voltou a ser respeitada e trabalha para elucidar todo tipo de crime. Temos executado operações complexas com êxito e a maior prova disso é a FT-1000 (Força-tarefa dos Mil Milicianos Presos), que, com o auxílio de informações de inteligência, já prendeu mais de mil milicianos e causou prejuízos de mais de R$ 2,5 bilhões ao crime organizado – disse Turnowski.

A Agência Central de Inteligência da Sepol, que terá à frente o subsecretário de Inteligência, delegado Fernando Albuquerque, será o órgão estadual com representação junto ao Sistema Brasileiro de Inteligência.