Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Criado para ajudar a encontrar crianças desaparecidas, ‘Alerta Pri’ começa a funcionar em todo o Rio de Janeiro

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
24/03/2022 18h20 - Atualizado em 25/03/2022 16h30

Começou a funcionar, na noite da última quarta-feira (23/03), o ‘Alerta Pri’, primeiro sistema de alerta por telefone do país para localizar crianças e adolescentes desaparecidos. Criado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Polícia Civil e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com base na Lei nº 9.182, o mecanismo com os primeiros disparos das mensagens já está sendo enviado aos usuários.

- Este é mais um grande avanço do setor da segurança pública fluminense. Com o ‘Alerta Pri’, nosso objetivo é aumentar o índice de solução de casos de desaparecidos de crianças e adolescentes. É um dos tipos de ocorrência mais cruéis, porque, além da vítima, a família dela também sofre. Fica uma ferida aberta na alma dos familiares. O Estado trabalha sempre para dar uma resposta ao cidadão – disse o governador Cláudio Castro.

A ferramenta é disparada pela Secretaria de Polícia Civil para os telefones de pessoas que se cadastrarem para receber o serviço. A mensagem de urgência enviada pelo Alerta Pri vai conter o nome, a idade, as características físicas, o local de desaparecimento e outras informações pertinentes da Delegacia de Descoberta de Paradeiros. O objetivo é agir rapidamente quando esse tipo de crime for registrado no sistema.

- Trata-se de mais um instrumento na investigação que visa a localização de crianças e adolescentes que desaparecem em todo o Estado do Rio de Janeiro. Temos o objetivo de alcançar cerca de 3 milhões de usuários do serviço de telefonia móvel. A sociedade civil pode nos ajudar neste trabalho a partir do cadastramento para que possam receber este alerta – explicou a titular da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), delegada Elen Souto.

De acordo com a Polícia Civil, em todo o ano de 2021, foram registrados 371 casos de pessoas desaparecidas na faixa etária entre 0 e 17 anos. Destes, 324 foram localizados.

Diálogo com as operadoras de telefonia móvel

Regulamentada pelo governador Cláudio Castro, a lei nº 9.182 torna obrigatória a divulgação de fotos e informações das vítimas pelas companhias de telefonia celular. Desde então, o governo estadual, a Alerj e as operadoras de telefonia dialogam para viabilizar a operação do sistema.

O Alerta Pri homenageia Priscila Belfort, desaparecida há 18 anos, e foi idealizado pela sua mãe, Jovita Belfort, que atualmente é superintendente de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas do Estado do Rio, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

- Cada hora e cada dia são importantes quando estamos buscando um familiar desaparecido. A criação do Alerta Pri traz uma contribuição muito grande nessa luta, pois permite que as informações sobre os desaparecidos cheguem, rapidamente, muito mais longe. Esse é um passo muito importante no Estado do Rio. O lançamento dá esperança de um reencontro – afirmou Jovita.

O alerta foi elaborado nos moldes do Alerta Amber, dos Estados Unidos, que também é utilizado em outros 27 países e é uma das ferramentas mais eficazes no combate ao desaparecimento de pessoas. Entre 1996, ano da criação, e 2013, o programa salvou mais de 650 crianças sequestradas.

- Esse sistema vai nos permitir ter uma resposta mais rápida em casos de desaparecimentos, o que aumenta significativamente as chances de encontrar essas crianças e jovens desaparecidos - completou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio, Matheus Quintal.

Como funciona

Toda vez que uma criança desaparecer no Estado do Rio e o registro for feito em uma distrital ou especializada, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) emitirá um informe às operadoras de telefonia. Assim, o alerta será enviado para os números de celulares. Quem tiver interesse em receber o alerta terá que se cadastrar enviando um SMS para o número 55190 com o CEP de onde reside.