Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil RJ inaugura Salas de Cenários Simulados da Acadepol

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
29/03/2022 18h11 - Atualizado em 30/03/2022 16h29

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) inaugurou, nesta terça-feira (29/03), as Salas de Cenários Simulados da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol). Mais do que novos espaços físicos, trata-se de uma alteração na metodologia de ensino policial com o objetivo de otimizar a atividade de polícia judiciária, tonar o processo mais dinâmico e colocar o profissional no centro da tomada de decisões.

A nova metodologia será utilizada nas capacitações e nos cursos de formação. Os classificados no concurso recém-realizado para os cargos de investigador, inspetor, delegado, perito legista, auxiliar de necropsia, técnico de necropsia e perito criminal já terão acesso a este modelo de ensino. No lugar das questões conceituais, os alunos receberão um caso concreto e farão as avaliações de que perito acionar, como entrar no local do crime, diligências, oitivas e outras ações específicas. Após atuação no cenário simulado, haverá uma discussão plenária entre os envolvidos para demonstração do protocolo ideal, avaliação de resultados e propostas de melhorias.

Buscando adaptar as metodologias mais eficientes no campo do treinamento policial à realidade do Estado do Rio de Janeiro, foram eleitas três principais referências para o processo de ensino: método Socrático, inversão do processo tradicional de aprendizagem, retirando o aluno do papel de expectador e tornando-o figura central do processo; Harvard Business School, análise e discussão de casos reais com proposição de soluções, proporcionando a retenção do conhecimento adquirido; e FBI Training Academy, cenários simulados e vivência da prática dos fundamentos e ações, aplicando imediatamente o conteúdo trabalhado.

A criação das salas de simulação é um grande avanço para o ensino policial e foi estruturada a partir de dois pilares: cenário de local de crime e cumprimento de medidas cautelares. Na inauguração desta terça-feira, houve um exercício simulado que marcou o término de uma das turmas do Curso de Violência Doméstica.