Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil inicia coleta de DNA de presos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
20/12/2022 23h25 - Atualizado em 20/12/2022 23h47

A Polícia Civil, por meio do Instituto de Pesquisa e Perícia em Genética Forense (IPPGF), iniciou, no dia 14 de dezembro, a coleta de DNA de condenados pela Justiça para inserção no Banco Nacional de Material Genético. O objetivo é identificar e responsabilizar autores de crimes hediondos, como estupro, homicídio e tortura, em todo território brasileiro. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Ao dar entrada no sistema penitenciário, o preso terá o material coletado por peritos do IPPGF. O trabalho começa com 200 detentos do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, no Complexo de Gericinó, e a ideia é ampliar gradativamente, até que todas as unidades da Seap estejam incluídas. Com a retomada do serviço, a expectativa do IPPGF é ampliar significativamente a quantidade de perfis genéticos de presos em seu banco de dados. Hoje, o órgão conta com 1.100 amostras. 

Com a inclusão do material genético no banco nacional, será possível confrontar amostras coletadas em um local de crime — em qualquer lugar do país — com as disponíveis no sistema. O método auxilia na investigação e possibilita esclarecer a autoria do delito, imputando a devida responsabilidade.

Prêmio

O IPPGF recebeu uma homenagem da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos. O instituto ficou em terceiro lugar em número de inserções em valores absolutos no Banco Nacional de Perfis Genéticos, na categoria Identificação de Pessoas Desaparecidas. Esse levantamento abrange o período de outubro de 2021 a outubro de 2022.