Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Integrante de quadrilha de agiotas é preso em Niterói

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
06/04/2021 09h17 - Atualizado em 06/04/2021 9h17

Policiais civis da 76ª DP (Niterói) prenderam, nesta segunda-feira (05/04), mais um integrante de uma das maiores organizações criminosas do Rio de Janeiro especializada em agiotagem e extorsão. O bandido era responsável pelas cobranças da quadrilha e estava foragido desde outubro de 2019. Ele foi capturado no Centro de Niterói, após monitoramento do setor de inteligência da unidade policial. 

Contra o acusado foi cumprido mandado de prisão expedido pela Justiça. Ele foi um dos alvos da "Operação Infestus", desencadeada pela 44ª DP (Inhaúma), cujo objetivo era desarticular a organização criminosa voltada para a prática de agiotagem e extorsão.

Além da prática da agiotagem clássica, cujos empréstimos geravam juros abusivos, a organização criminosa cobrava dívidas antigas de vítimas (adquiridas com agiotas) que já haviam sido quitadas. Os bandidos também cobravam dívidas fictícias de empréstimos que nunca existiram, além de telefonar para os “devedores”, parentes e vizinhos, fazendo graves ameaças até conseguirem o pagamento.