Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação contra empresa investigada por fraude em oferta de vacina contra a Covid-19

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
22/04/2021 06h54 - Atualizado em 22/04/2021 6h54


A Delegacia de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DCC-LD) deflagra, nesta quinta-feira (22/04), uma operação para cumprimento de oito mandados de busca e apreensão no escritório de uma empresa e seus representantes, em Recife, envolvidos em um esquema de oferta fraudulenta de lotes da vacina AstraZeneca/Oxford para imunização da Covid-19 a diversos municípios brasileiros. A ação é realizada com apoio da Polícia Civil de Pernambuco e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e tem por finalidade apreender aparelhos de telefone celular, computadores, contratos e outros documentos relacionados ao crime.

Segundo as investigações, a empresa alvo da operação ofertava os lotes da vacina por meio de uma empresa americana pelo valor de U$ 7,90. Entre os municípios que receberam a oferta estão Duque de Caxias e Barra do Piraí, municípios do Rio de Janeiro, e Porto Velho, em Rondônia. De acordo com contrato apresentado pela empresa, as cidades deveriam realizar o pagamento antecipado por meio de "Swift" (remessa internacional) ou carta de crédito no momento da suposta postagem das doses em Londres. De acordo com nota do laboratório AstraZeneca, todas as doses em produção estão destinadas a consórcios internacionais como o Covax Facility e contratos com países e não há doses remanescentes para serem comercializadas com estados, municípios ou entidades privadas.

De acordo com o delegado Thales Nogueira, titular da DCC-LD, a investigação começou por meio do compartilhamento de informações entre setores da inteligência da unidade policial, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e da PRF. Os agentes verificaram que a empresa americana, além de ser recém criada, utiliza como endereço um escritório de co-worker e, ainda, oculta os dados de registro de seu site.

- Com autorização judicial da 1ª Vara Especializada da Comarca da Capital, a Polícia do Rio realizou a gravação de uma reunião em que os sócios da empresa oferecem as doses para a prefeitura de Barra do Piraí e utilizam como exemplo o município de Porto Velho, em que já houve o pagamento e atraso na entrega das doses prometidas - disse o delegado.

Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa e estelionato contra a administração pública.