Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação contra milícia na Zona Norte e na Baixada Fluminense

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
11/05/2021 08h09 - Atualizado em 11/05/2021 10h33

Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) realizam, nesta terça-feira (11/05), uma operação contra suspeitos de envolvimento com a milícia. Cerca de 150 agentes estão em diligências para cumprir quatro mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão em endereços da Zona Norte do Rio e de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Até o momento, sete pessoas foram presas, sendo três em cumprimento de mandados de prisão, dois em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e outros dois em flagrante por organização criminosa. Foram apreendidas duas pistolas com a numeração suprimida, munições, carregadores, telefones celulares, fardamento de origem militar, rádios comunicadores, simulacros de arma de fogo, granadas caseiras e material de anotação referente às extorsões.

As investigações começaram após instauração de inquérito para apurar um homicídio cometido em Duque de Caxias, em janeiro de 2020. Durante o trabalho ficou demonstrado que os indiciados se associaram de forma estável e permanente e formaram uma organização criminosa estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas para obter, direta ou indiretamente, vantagem patrimonial mediante à prática de diversos crimes.

O grupo atuaria por meio de extorsão, ameaça, prestação e exploração de serviços ("gatonet", mototáxi, "segurança") nas regiões de Saracuruna, em Caxias, e na comunidade Fernão Cardim, em Del Castilho, na Zona Norte.