Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Força-Tarefa da Polícia Civil realiza operação contra milícia na Zona Oeste e na Baixada Fluminense

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
14/05/2021 15h55 - Atualizado em 16/05/2021 17h27

A Força-Tarefa da Polícia Civil de combate às milícias realizou, nesta sexta-feira (14/05), uma operação contra criminosos que atuam em vários pontos da Zona Oeste e da Baixada Fluminense. A ação tem como objetivo prender milicianos, asfixiar as fontes de renda e interromper comércios e serviços ilegais, que geram grande lucro e são explorados pela organização criminosa. Ao todo, 18 pessoas foram presas.

A ação teve origem em trabalhos de inteligência realizados pelo Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), que investiga a exploração de atividades ilegais realizadas pela organização criminosa. Um dos presos é ex-militar do Exército Brasileiro, que foi localizado em Curicica, na Zona Oeste, pela Delegacia de Combate às Drogas (DCOD). Outro criminoso detido é um homicida da milícia, preso pela Delegacia de Polícia Interestadual - Divisão de Capturas (DC-Polinter), em Campo Grande, também na Zona Oeste. Na ação, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) prendeu um cobrador da milícia, também em Campo Grande. 

Durante a operação, a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME) prendeu um miliciano acusado de receptação; a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) cumpriu um mandado de prisão contra um envolvido com a milícia; a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) desarticulou depósitos de gás clandestinos e provedores ilegais de internet explorados pela milícia; a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) interditou estabelecimentos comerciais explorados pelo grupo armado que comercializavam produtos piratas; a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) fechou um ferro-velho explorado pela milícia e um outro estabelecimento comercial explorado pela organização criminosa foi interditado pela Delegacia Fazendária (DELFAZ).

Dentre as irregularidades estão as cobranças irregulares de taxas de segurança e de moradia; instalações de centrais clandestinas de TV a cabo e de internet ("gatonet" e "gatointernet"); armazenamento e comércio irregular de botijões de gás e água; empresas de GNV ilegais; parcelamento irregular de solo urbano; exploração e construções irregulares, areais e outros crimes ambientais; comercialização de produtos falsificados; contrabando; descaminho; transporte alternativo irregular; estabelecimentos comerciais explorados pela milícia e utilizados para lavagem de dinheiro.

A ação policial foi desencadeada com base em informações de inteligência das unidades ligadas ao DGPE, como a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO); Delegacia de Combate às Drogas (DCOD); Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD); Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM); Delegacia do Consumidor (DECON); Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA); Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e Divisão de Capturas da Polícia Interestadual (DC-POLINTER),  Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME); Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC); Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e Delegacia Fazendária (DELFAZ).