Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil realiza coleta de DNA para auxiliar na identificação de desaparecidos no Rio de Janeiro

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
08/06/2021 10h27 - Atualizado em 08/06/2021 10h27

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPOL), por meio do Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense (IPPGF), realiza um mutirão para coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas, na próxima semana. A expectativa é mais que dobrar as amostras relacionadas a casos de desaparecimento no banco de perfis genéticos do Rio de Janeiro, que hoje conta com cerca de 1300 amostras desse tipo. O trabalho faz parte de uma campanha nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de incrementar os Bancos de DNA de todo o Brasil com amostras de familiares de pessoas desaparecidas.

Podem participar da campanha pais, filhos e irmãos de mesmos pai e mãe de desaparecidos. As coletas serão realizadas de 14 a 18 de junho no período de 9h às 17h, em 13 postos espalhados por todas as regiões do estado (veja a lista abaixo).

A coleta é bem simples e indolor, feita passando na parte de dentro das bochechas do familiar, uma espécie de suporte contendo uma pequena esponja na extremidade (semelhante a um “cotonete”). Todo o trabalho vai seguir os protocolos de segurança e distanciamento adotados por conta da pandemia de Covid-19.

O banco de perfis genéticos do IPPGF existe desde 2012 e é uma referência no Brasil, contribuindo com cerca de 26% das amostras coletadas de familiares no Banco Nacional. Foi no banco Estadual que ocorreu, em 2013, o primeiro “match” do país, ou seja, a primeira vez em que um material genético depositado no banco de DNA conseguiu identificar um corpo como sendo o de uma pessoa desaparecida através de um sistema informatizado (CODIS/FBI).

Toda vez que há um corpo não identificado em um exame genético realizado pelo IPPGF, o seu DNA é comparado semanalmente aos perfis genéticos de familiares que já estão no banco. Isso aumenta a chance de chegar à identidade da pessoa falecida e ajudar a família a entender o que aconteceu com ela. A busca de pessoas desaparecidas não fica restrita somente às amostras coletadas no Rio de Janeiro, pois há uma Rede Nacional Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG/MJSP) que permite a comparação com amostras e familiares de outros Estados do Brasil. Com a campanha, mais famílias poderão ser beneficiadas pelo trabalho do IPPGF e de seus parceiros em outros estados.

Em geral, as coletas são feitas por encaminhamento das delegacias, após o registro de desaparecimento. Para a campanha, porém, isso não será obrigatório. Qualquer pessoa com um familiar desaparecido poderá procurar os postos. Neles, haverá policiais civis fazendo o acolhimento e, se o registro ainda não tiver sido feito, os agentes auxiliarão encaminhando as pessoas às delegacias mais próximas.


Postos de coleta:

Rio de Janeiro:

- Cidade da Polícia
Av. Dom Helder Câmara, 2066 - Benfica

- PRPTC Campo Grande
Estrada do Mendanha, 1672 (fundos) - Campo Grande

Angra dos Reis:

- PRPTC Angra dos Reis
Rodovia Governador Mário Covas, Km 504 - Bracuí

Araruama:

- PRPTC Araruama
Rua Bernardo Vasconcelos, 755 - Centro

Campos dos Goytacazes:

- PRPTC Campos dos Goytacazes
Avenida XV de Novembro, 799 - Caju

Duque de Caxias:

- PRPTC Duque de Caxias
Rua Ailton da Costa, s/n - Vinte e Cinco de Agosto

Itaperuna:

- PRPTC Itaperuna
Rodovia BR 356, s/n - Cidade Nova

Macaé:

- PRPTC Macaé
Avenida Aluísio da Silva Gomes, 100 - Novo Cavaleiros

Niterói:

- PRPTC Niterói
Travessa Comandante Garcia Dávila, 51 - Santana

Nova Friburgo:

- PRPTC Nova Friburgo
Avenida Presidente Costa e Silva, 834 - Centro

Nova Iguaçu:

- PRPTC Nova Iguaçu
Rua Edna, s/n, Posse

Petrópolis:

- PRPTC Petrópolis
Rua Vigário Correa, 1345 - Correas

Volta Redonda:

- PRPTC Volta Redonda
Avenida Paulo Erlei Abrantes, 1325, Três Poços