Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil captura o miliciano Ecko na Zona Oeste do Rio

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
12/06/2021 16h28 - Atualizado em 12/06/2021 18h20

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) capturou, neste sábado (12/06), Wellington da Silva Braga, o “Ecko", chefe da maior milícia do território fluminense. Por meio de trabalho de inteligência e monitoramento, ele foi localizado enquanto visitava a mulher na comunidade das Três Pontes, no bairro Paciência, na Zona Oeste do Rio.

As investigações duraram cerca de seis meses e intensificaram nas últimas semanas. Vinte e um (21) policiais participaram da ação deste sábado e montaram campana na localidade desde o início da madrugada, após três dias de prontidão. Diligências foram realizadas para confirmar a presença do alvo, que chegou por volta das cinco horas da manhã. A casa onde o criminoso estava foi cercada. “Ecko” tentou fugir e reagiu à prisão, entrando em confronto com os agentes. Ele foi baleado e socorrido de aeronave para unidade hospitalar, mas não resistiu.

A operação, batizada de Dia dos Namorados, é parte da Força-Tarefa de Combate às Milícias da Sepol, criada em outubro de 2020, com o objetivo de asfixiar o braço financeiro e prender os integrantes das organizações criminosas. Desde então, mais de 90 ações foram realizadas, com cerca de 700 presos e um prejuízo de, aproximadamente, R$ 1,5 bilhão para os milicianos, entre apreensões e as interdições de estabelecimentos comerciais, areais, pedreiras e construções irregulares. As investigações seguem em andamento para localizar e prender outros integrantes dessas quadrilhas.

A ação deste sábado foi coordenada pelo Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), com apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) e do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE/SAER), com apoio da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) e da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO).