Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação para prender criminosos que atuam em comunidade de Duque de Caxias

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
25/06/2021 10h37 - Atualizado em 25/06/2021 10h37

Policiais civis da Delegacia de Roubo e Furtos (DRF), com apoio de agentes de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, realizam a Operação Anura, nesta sexta-feira (25/06). A ação tem como objetivo prender integrantes de uma organização criminosa que atua em comunidades de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em especial no Complexo da Mangueirinha, onde a maior facção criminosa do estado atua. Até o momento, sete pessoas foram presas e armas foram apreendidas.

Durante a investigação, os agentes verificaram que a organização criminosa atua no tráfico de drogas, na prática de homicídios, roubos em diversas modalidades e, ainda, furtos a caixas eletrônicos utilizando explosivos. A quadrilha é liderada por um bandido que possui cinco mandados de prisão em aberto, inclusive, pelos crimes de latrocínio e assassinato. De acordo com as investigações, o acusado orientava seus comparsas a confrontar as forças policiais, matar seus desafetos e sumir com os corpos.

O trabalho de inteligência revelou que o tráfico de drogas da organização gerava grandes transtornos aos moradores, pois além de conviverem com o comércio de entorpecentes e colocação de barricadas na região, ainda viviam em meio a criminosos armados. Um dos casos registrados foi de uma criança que encontrou e devolveu uma granada perdida por traficantes da localidade.