Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Empresa que adulterava e revendia óleos lubrificantes no Rio de Janeiro e em São Paulo é interditada

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
01/07/2021 15h32 - Atualizado em 01/07/2021 15h42

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) realizaram, nesta quinta-feira (01/07), a primeira fase da operação "Transoil". Os agentes interditaram uma empresa que receptava, adulterava e revendia óleos lubrificantes no Rio de Janeiro e São Paulo, movimentando mais de R$ 1 milhão por mês. A ação aconteceu no bairro Vila Iracema, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Três pessoas foram presas em flagrante. 

As investigações duraram sete meses e identificaram que o esquema funcionava a partir da receptação do material de origem ilícita em galões de 200 litros. Os criminosos encomendavam embalagens de empresas no Paraná e confeccionavam etiquetas iguais às dos produtos originais. Antes de ser embalado, o material era misturado a corantes para apresentar aspecto de melhor qualidade e dificultar a percepção dos consumidores finais. Foi verificado também que os produtos eram vendidos sem notas fiscais, devido sua origem ilegal. 

Durante a ação foram capturados dois funcionários e o gerente da empresa, que estavam no local adulterando e produzindo as embalagens para recebimento do óleo que já estava armazenado. Eles e o dono do estabelecimento vão responder pelos crimes contra a relação de consumo, contra ordem econômica, receptação e associação criminosa.

Ainda de acordo com os policiais, também será realizada perícia para verificar a possibilidade de dano ao meio ambiente, já que os produtos eram armazenados e manipulados de maneira irregular.