Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Delegacia de Nova Iguaçu passa da marca de 100 celulares recuperados em 2021

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
06/07/2021 16h41 - Atualizado em 06/07/2021 16h41

Em apenas seis meses, a 52ª DP (Nova Iguaçu) conseguiu recuperar mais de 100 aparelhos de telefone celular que haviam sido roubados ou furtados. A unidade conta com um setor especializado neste tipo de trabalho, com uma metodologia própria desenvolvida pelo delegado titular Celso Gustavo Castello Ribeiro. O valor total estimado dos aparelhos que voltaram para seus verdadeiros donos é de R$ 200 mil.

O delegado explica que, no momento em que os aparelhos são ativados por um novo usuário, a equipe da 52ª DP entra em contato para avisar que aquele celular é produto de roubo ou furto, solicitando a devolução do mesmo.

– A mensagem pede que a pessoa vá até a delegacia em até 24 horas com a nota fiscal que comprove a aquisição lícita do equipamento. Quem não devolver o aparelho corre o risco de ser preso em flagrante pelo crime de receptação. Todos os celulares recuperados são devolvidos aos donos – conta Celso Gustavo Castello Ribeiro.

A veracidade da mensagem pode ser confirmada por meio das redes sociais da Polícia Civil, de acordo com o delegado.

– Nós não marcamos encontros em lugares públicos, como praças e shopping center. A pessoa é chamada a comparecer à própria delegacia, o que dá legitimidade ao aviso - diz.

Para evitar se envolver neste tipo de situação é fundamental sempre verificar a procedência dos aparelhos que deseja comprar, procurar lojas e sites com boa reputação e exigir nota fiscal.

– Esse é o típico caso em que o barato sai caro. A pessoa acha que está fazendo uma economia ao adquirir um celular mais barato, mas acaba ficando sem o dinheiro e sem o aparelho. A resposta que temos recebido das pessoas que comparecem à delegacia para devolver os telefones é de que nunca mais vão se arriscar a cometer este tipo de crime novamente – conclui o delegado.

O setor de roubos e furtos de celulares da 52ª DP vem funcionando como um projeto-piloto da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A metodologia já foi apresentada para equipes de outras delegacias e a expectativa é que, em breve, a iniciativa venha a ser repetida em outros pontos do estado.