Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha acusada de aplicar esquema de pirâmide financeira

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
26/08/2021 18h31 - Atualizado em 26/08/2021 18h31

Policiais civis da Delegacia de Defraudações (DDEF) realizaram operação, nesta quinta-feira (26/08), e cumpriram 12 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma quadrilha acusada de aplicar o esquema de pirâmide financeira por meio de empréstimos consignados. Os alvos foram endereços da empresa e de pessoas envolvidas nas regiões do Centro, Zona Norte e Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A fraude era operada por meio de um empresa do ramo de soluções e investimentos financeiros. Os golpistas convenciam as vítimas a pegarem empréstimos em bancos e firmarem contratos de cessão de direitos, com promessas de rendimentos exorbitantes. Os criminosos pagavam de dois a três meses de lucros, mas suspendiam os repasses e ficavam com o dinheiro, deixando a dívida para as vítimas. Os alvos principais são servidores públicos, aposentados e pensionistas.

Segundo os agentes, existem registros em diversas delegacias distritais do Rio sobre esse tipo de golpe, envolvendo tal empresa de investimento em crédito. Em alguns casos, as vítimas relataram um prejuízo financeiro que ultrapassa R$ 3 milhões.

Os suspeitos responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.