Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação Parque Livre na Região dos Lagos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
27/08/2021 07h54 - Atualizado em 27/08/2021 12h25


Policiais civis da 132ª DP (Arraial do Cabo) deflagram, na manhã desta sexta-feira (27/08), a operação Parque Livre contra uma organização criminosa que pratica crimes ambientais, parcelamento irregular do solo urbano, resistência qualificada, prevaricação e falsidade ideológica. A ação visa a cumprir 12 mandados de prisão, 25 de busca e apreensão e outras medidas cautelares nas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Araruama, na Região dos Lagos. Até o momento, cinco pessoas foram presas.

Entre os alvos estão um servidor público da Prefeitura de Arraial do Cabo, quatro agentes do Instituto Estadual do Ambiente, funcionários do Parque Estadual da Costa do Sol, além de dois policiais militares e dois bombeiros militares que fazem parte de um grupo de milicianos da quadrilha.

Também participam da operação o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco/MPRJ), o 4º Departamento de Polícia de Área (DPA), as delegacias de Cabo Frio (126ª DP) e de Araruama (118ª DP), e as corregedorias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A ação tem como base investigações da 132ª DP e outros elementos probatórios, como inquérito da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), inquéritos civis públicos e procedimentos de investigação criminal do MP. De acordo com os agentes, levantamento de informações de inteligência e depoimentos de testemunhas também contribuíram para deflagrar a operação.