Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Falso promotor de Justiça que aplicou golpe em vítima em São Gonçalo é preso

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
11/09/2021 17h02 - Atualizado em 11/09/2021 17h02

Policiais civis da 74ª DP (Alcântara) prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (10/09), um homem que se passava por promotor de Justiça e enganava as vítimas com falsas promessas de resolução de pendências judiciais. Ele foi detido no bairro Alcântara, em São Gonçalo, após ir a um estabelecimento comercial onde trabalhava um dos clientes e exigir mais dinheiro para pagar os “custos do processo”. 

De acordo com os policiais, o homem se aproximava das vítimas com a promessa de solucionar processos judiciais que tramitam na Justiça. Ele induzia as pessoas a confiarem nele e afirmava que ganhariam as ações judiciais que ajuizassem. Para resolver tais pendências, ele solicitava, além dos honorários pelo seu trabalho, o pagamento dos custos do processo. Uma das vítimas teve um prejuízo de R$ 3 mil.

Ainda segundo os policiais, ao ser abordado, o falsário falou que era promotor de Justiça, mas, em seguida, desmentiu e disse que era advogado, dono de um escritório e que estava prestando serviço a uma vítima. No entanto, o homem não apresentou documento que comprovasse sua versão. 

Após revista pessoal, os agentes encontraram um distintivo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma carteira funcional falsa do Ministério Público e um simulacro de arma de fogo. O carro e um telefone celular usado por ele também foram apreendidos. O suspeito foi autuado pelo crime de estelionato. 

A 74ª DP solicita que possíveis vítimas procurem a delegacia para registrar o caso. As investigações continuam.