Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação contra lavagem de capitais por milicianos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
23/09/2021 07h20 - Atualizado em 23/09/2021 16h51

Policiais civis da 18ª DP (Praça da Bandeira), com apoio de agentes de outras delegacias da capital, realizaram, nesta quinta-feira (23/09), a Operação Blood Money. A ação teve como objetivo cumprir mandados de prisão temporária e de busca e apreensão contra envolvidos com milícia investigados pela prática do crime de lavagem de capitais. No total, 15 pessoas foram presas.

A investigação teve início com o surgimento de indícios de crime de lavagem de capitais do grupo paramilitar atuante nas comunidades de Rio das Pedras e Muzema, na Zona Oeste do Rio. O relatório de Inteligência Financeira apontou vultuosas movimentações financeiras praticadas por pessoas físicas e jurídicas, usadas na engrenagem criminosa, em curtíssimo período de tempo.

O relatório apontou que apenas dois dos investigados movimentaram juntos cerca de R$ 8,5 milhões em pouco mais de um ano, em transações realizadas, em grande maioria, com outros integrantes do grupo paramilitar. Essas movimentações não são compatíveis com o que os investigados afirmam ser. Um deles relatou trabalhar como encarregado de obras, recebendo a quantia mensal de R$ 4 mil. 

Também foram alvos desta operação pessoas envolvidas diretamente na construção e venda dos prédios que desabaram na Muzema, em abril de 2019, vitimando fatalmente 24 pessoas.

Além da prisão temporária e busca e apreensão, os agentes representaram pelo bloqueio e sequestro das contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados.