Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende corretora de imóveis que integra quadrilha especializada no golpe da casa própria

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
15/10/2021 15h42 - Atualizado em 15/10/2021 15h42

Policiais civis da 21ª DP (Bonsucesso) prenderam uma corretora de imóveis nesta quinta-feira (14/10). Ela faz parte de uma quadrilha especializada em aplicar o golpe da casa própria. A mulher foi capturada em sua residência no bairro Taquara, na Zona Oeste, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. A autora possui 48 anotações criminais.

Dois integrantes do grupo, entre eles o companheiro da criminosa e também líder da quadrilha, foram presos em flagrante, em julho deste ano, após denúncia de uma das vítimas, de 61 anos. Em depoimento, um deles confessou a participação no esquema e que ficava com 20% a 30% do valor obtido nos casos em que negociava.

De acordo com as investigações, o golpe funcionava assim: o corretor, líder do grupo, pesquisava imóveis anunciados em sites de venda. Ele entrava em contato com os proprietários e conseguia autorização para vendê-los. Com acesso aos locais, o estelionatário buscava vítimas e, após visitação e interesse na compra, apresentava sua companheira ou uma amiga como se fossem as proprietárias das casas que estavam sendo vendidas.

O golpe se concretizava em um cartório, com o reconhecimento de firma de documento particular e o pagamento do sinal pela compra do imóvel aos estelionatários.

Após um período, quando a vítima tentava tomar posse dos casa, descobria que pertencia a outra pessoa e não conseguia mais contato com o corretor.

Segundo os agentes, os fatos ocorrem desde 2016. A quadrilha já responde por processos no campo civil e criminal. Estima-se que o grupo tenha causado prejuízos de mais de R$ 1 milhão às vítimas.