Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende advogada do líder da maior facção do tráfico de drogas do Rio de Janeiro

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
16/10/2021 18h26 - Atualizado em 16/10/2021 19h23

Policiais civis da Delegacia de Polícia Interestadual - Divisão de Capturas (DC-Polinter) prenderam, nesta sexta-feira (15/10), a advogada de “Marcinho VP”, líder da maior facção do tráfico de drogas do Rio de Janeiro e, atualmente, preso no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Ela foi capturada na casa de familiares no município de Araruama, na Região dos Lagos, após trabalho de inteligência e monitoramento. Condenada em 2019 por ser informante da quadrilha, a mulher estava foragida da Justiça.

De acordo com as investigações, a advogada atuava como pombo-correio para contato entre criminosos aliados ao bando e presos em diferentes penitenciárias do país, viabilizando a tomada de decisões importantes. Ela fazia uso de prerrogativas da função para transitar e levantar informações de interesse do líder da facção.

A investigação resultou de uma carta rasgada e reconstituída por policiais. O conteúdo tratava do rompimento de acordos entre o grupo e uma organização criminosa de São Paulo e tinha o objetivo de saber a orientação do líder de como a facção agiria dali em diante. Uma agenda com detalhes sobre negociações relacionadas ao tráfico de drogas e de armas também foi apreendida.