Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha especializada em fraudes bancárias

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
04/11/2021 08h57 - Atualizado em 04/11/2021 17h21

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (04/11), a Operação Véritas contra uma das maiores organizações criminosas de fraudes bancárias atuantes dentro e fora do Estado do Rio de Janeiro. A ação conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Durante a ação, nove pessoas foram presas e um veículo blindado foi apreendido.

A ação teve por objetivo cumprir 15 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de aproximadamente R$ 13,5 milhões entre contas bancárias e carteiras de criptomoedas dos suspeitos e das empresas envolvidas, e sequestro de bens de alto valor.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso realiza saques fraudulentos se passando por clientes, muitos dos quais idosos, mediante o desvio de cheques e recebimento indevido de pensões, ocasionando prejuízos milionários aos bancos e seus clientes. Funcionários de instituições bancárias são apontados como integrantes da quadrilha.

Segundo os policiais, os envolvidos acumularam riqueza e patrimônio incompatível com suas capacidades. Os investigados foram indiciados pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e estelionato.