Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil apreende cocaína que seria enviada à Europa

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
05/12/2021 18h33 - Atualizado em 05/12/2021 18h33

A Polícia Civil RJ estourou um grande esquema de tráfico de drogas, neste domingo (05/12), no bairro Brisa Mar, em Itaguaí. A ação conjunta aconteceu após intenso trabalho de inteligência e contou com agentes da Delegacia de Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da 17ª DP (São Cristóvão). Duas pessoas foram detidas e uma grande carga de cocaína, cerca de 250 kg divididos em cinco malas, foi apreendida, além de um veículo.

De acordo com a investigação, a droga seria colocada em um navio com destino à Europa. Os policiais apuram, ainda, se o grupo criminoso também distribuía o entorpecente no território estadual com destino às facções do tráfico. A suspeita é de que se trate de uma quadrilha especializada em remessa de cocaína da América do Sul para a Europa, tendo o Rio de Janeiro como passagem.

Segundo os agentes, a droga sai de países fornecedores de cocaína, como Bolívia e Colômbia, com transporte para municípios praianos do Estado do Rio de Janeiro e, posteriormente, o material é acondicionado em malas embaladas e com anilhas de ferro para serem içadas por tripulantes participantes do esquema, burlando a fiscalização portuária.

Os policiais estimam que o quilo cloridrato de cocaína (cocaína pura 99%) tem valor aproximado de 42 mil euros no local de entrada na Europa, normalmente na Bélgica, mas que pode chegar a 75 mil euros em países do Leste Europeu.

As investigações continuam para apurar a distribuição local e identificar os integrantes da quadrilha. Dados da ocorrência serão compartilhados com a Polícia Federal para determinar a origem de entrada no território nacional e o exato destino.