Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende responsável por lavar dinheiro da milícia de "Zinho"

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
07/12/2021 07h49 - Atualizado em 07/12/2021 7h49

Agentes da Delegacia de Polícia Interestadual - Divisão de Capturas (DC-Polinter) prenderam, nesta terça-feira (07/12), um dos homens de confiança de Luiz Antônio da Silva Braga, o "Zinho". Ele foi capturado em sua casa, em Campo Grande, na Zona Oeste, após três meses de investigação e monitoramento. A ação é parte da FT-1000 (Força-Tarefa dos Mil Milicianos Presos).

Segundo as investigações, o acusado era o responsável por toda a contabilidade e parte financeira da organização criminosa. Ele teria a função de receber e lavar todo o dinheiro conseguido por meio de atividades iĺicitas, como parcelamento irregular de solo urbano para fins de construção civil, extorsões a moradores e comerciantes da região, subtração de terrenos de propriedade privada, dentre outras modalidades criminosas.

Para dar um aspecto de legalidade às atividades exercidas, ele constituiu uma empresa em seu nome, cujas atividades registradas seriam a administração e segurança condominial, bem como a construção civil. Por intermédio desta firma, o criminoso, sob violência e grave ameaça da quadrilha, obrigava os moradores e comerciantes de toda região a contratar seus serviços.

Durante as buscas em sua residência foi encontrada uma pistola, munições, carregador estendido, cadernos de contabilidade das atividades criminosas do bando, fardamento militar, radiocomunicadores e certa quantia em dinheiro. Ele foi preso em cumprimento a um mandado de prisão condenatória pela prática dos crimes de porte irregular de arma de fogo de uso restrito, corrupção de menores, extorsão e organização criminosa.