Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação contra provedor de internet aliado ao tráfico de drogas em Magé

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
07/12/2021 10h15 - Atualizado em 07/12/2021 10h15

Policiais civis da 65ª DP (Magé) e agentes do Ministério Público realizam, nesta terça-feira (07/12), a operação Cartel.net, que tem como alvo um provedor de internet associado a uma facção criminosa que atua em Magé, na Baixada Fluminense. Na ação foi cumprido um mandado de prisão contra um ex-vereador do município pelos crimes de financiamento do tráfico de drogas e organização criminosa. 

Conforme apurado no inquérito, o acusado firmou aliança com a facção que explora o tráfico nas comunidades de Magé para expandir sua área de atuação e aumentar seus lucros com o fornecimento do serviço de internet em forma de monopólio. Com o acordo, os traficantes impedem que outras empresas concorrentes prestem serviço nas áreas dominadas e, em troca da exclusividade, o ex-vereador fazia pagamentos aos criminosos. 

Segundo os agentes, os recursos injetados na facção financiam a compra de mais entorpecentes, armamentos, veículos, sendo, portanto, investimento na própria organização criminosa. 

Durante a ação, um telefone celular também foi apreendido e será analisado. A investigação continua para identificar todos os integrantes da organização, elucidar o esquema de busca por recursos financeiros oriundos da atividade criminosa e a lavagem de dinheiro.