Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil inaugura I Feira Literária

Fotos: Paulo Toscano

ASCOM - Assessoria de Comunicação
10/11/2017 15h18 - Atualizado em 10/11/2017 16h53


“A polícia quer mais do que conjugar os verbos investigar, autuar ou prender”, disse a subchefe de polícia civil, delegada Elizabeth Cayres, representando o Chefe de Polícia Carlos Leba, no dia inaugural da I Feira Literária Policial (FLIPOL), iniciada nesta quarta-feira (08/11), realizada na Policlínica da Polícia Civil, no Estácio.

“ A literatura, como toda arte, é uma confissão de como a vida não basta”, completou a delegada, ao citar o escritor Fernando Pessoa.

A FLIPOL reuniu, nos dias 8 e 9 de novembro, livros cujos autores são delegados, inspetores, comissários e peritos da Polícia Civil carioca. São cerca de 20 autores, que juntos somam 37 obras, entre textos técnicos, contos, poesias e romances.
No primeiro dia foram realizadas palestras com os seguintes temas: Segurança Pública: O Papel da Investigação Criminal pela Polícia Judiciária; A Importância da Prova Pericial: Novos Avanços Tecnológicos; além de Investigação Policial em Detecção de Roubos de Automóveis e Histórias de uma Investigação Policial.

No segundo dia, os temas versaram sobre: Identidade, Gênero e Violência: Reflexões Contemporâneas; Rio 2017: Os Desafios da Polícia Judiciária na Investigação de Homicídios, e Pedofilia: Repressão aos Crimes de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Idealizada pela delegada Sania Burlandi, diretora da Divisão Geral de Recursos Humanos da Polícia Civil, a feira prestigia policiais escritores, visando aproximar, também, a sociedade da Instituição.

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, que faz parte do Projeto “Ação Social Pela Música”, composta por jovens músicos das comunidades do Alemão, Morro dos Macacos e Chapéu Mangueira, dirigida pelo maestro Mateus Araújo, abriu o evento, tendo como destaque o jovem solista, Pierluigi Bellagamba. O Coral da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro também se apresentou para o público, presente em grande número.

Antes do início das palestras, o delegado Gilbert Stivanello, Assessor de Relações Institucionais da Polícia Civil, leu um texto enviado pelo Chefe de Polícia Carlos Leba, que não pode comparecer:

“A Polícia Civil quer proteger, acolher e avançar. Construir um novo tempo e espaço para reflexões. Reconhece nas atividades, hoje exemplificadas, um de seus traços característicos: o da inovação com olhar de vanguarda. Daqui por diante a FLIPOL será agenda permanente, pois permanente é o saber e a criatividade. Se inscreve, então, no calendário dos debates e exposições, outro traço peculiar dessa bicentenária instituição: a coragem de buscar um meio em que se produz como contribuição para uma sociedade melhor para um convívio justo e seguro. Lamentando, profundamente, nossa ausência, como quem não pode compartilhar para a aparição do broto de uma semente especial. Que Deus me permita assistir aos seus frutos. Vamos em frente! Abraços a todos! Muito obrigado!”

Presente ao evento, o Secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, destacou a importância da Feira Literária Policial. Bem humorado, e aproveitando o tema, lembrou que, no período da faculdade de direito, o Chefe de Polícia Carlos Leba, tinha um apelido: poeta. Descontraindo o público, disse que, às vezes, tem que recorrer ao Google para poder interpretar as mensagens, via e-mail, do amigo, dada a sua erudição literária.

Além dos palestrantes, estiveram presentes, também, durante o evento literário, o secretário de Cultura do Rio, deputado André Lazaroni; a deputada estadual Marta Rocha; a Corregedora Geral da CGU, desembargadora Ivone Ferreira Caetano; o ex-chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, o corregedor Interno da Polícia Civil (COINPOL), delegado Paulo Passos; o diretor do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB), delegado Sérgio Caldas; a diretora da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), delegada Carolina Salomão; a diretora do Departamento Geral de Polícia Técnico-Científico (DGPTC), delegada Sandra Ornellas; a diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM), delegada Márcia Noeli, a assistente de Projetos da Assessoria Geral de Planejamento (ASPLAN), delegada Talita Roberta Carvalho; a diretora da Policlínica da Polícia Civil, Adriane Rego, além de outras autoridades, agentes de polícia e universitários.

O segundo dia da Feira Literária Policial foi encerrado com outra apresentação da Orquestra jovem do Rio de Janeiro, ocasião em que o delegado Gilbert Stivanello elogiou Adriane Rego, diretora da Policlínica, destacando sua importância para a realização da Feira, emocionando a anfitriã do evento.

Ele ainda destacou o trabalho da delegada Sania Burlandi a quem chamou de mente brilhante, pela idealização e execução da FLIPOL.

“Com a FLIPOL, trazemos qualidade de vida para os policiais e aproximamos a sociedade à nossa instituição. Com esse projeto importante, criamos o setor cultural e, com isso, o Coral ressurgiu. Nesta sala serão ministradas aulas de música para os policiais e seus dependentes. Qual o limite de nossos sonhos? Seria a Flipol nacional? Ou, quem sabe, internacional? A Polícia rompe com os estigmas e mostra o seu valor”, finalizou o delegado.