Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Delegada Juliana Emerique representou a Polícia Civil em evento da UNICEF e Childhood Brasil realizado em Brasília 

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
27/11/2017 11h51 - Atualizado em 27/11/2017 11h51

A Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) e a Polícia Civil,  por meio da Subsecretaria de Educação e Valorização e Prevenção e da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) participaram, nos dias 16 e 17 de novembro, da “Oficina Procedimentos Operacionais Padrão: Investigação de Crimes contra Crianças e Adolescentes”, em Brasília. 

A iniciativa, promovida pela Childhood Brasil e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), teve como objetivo produzir subsídios para a implementação da Lei 13.431/17 – que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítimas de violências.

O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), Secretaria Nacional dos Direitos da Criança, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público e delegados da Polícia Federal e Civil de diversos estados.

A subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção, Helena de Rezende, participou do painel “As Implicações da Lei 13.431/2017 para os Sistemas de Segurança e Justiça” e discursou sobre “A Prevenção da Revitimização de Crianças e Adolescentes nas Abordagens Policiais” e o aplicativo que a Seseg está desenvolvendo para orientar os agentes de segurança no atendimento às vítimas dos grupos vulneráveis.

- O evento foi uma excelente oportunidade para difundir as ações de valorização e prevenção que o Rio de Janeiro está desenvolvendo. Outros estados estão demonstrando interesse em conhecer o aplicativo para reproduzirem nas suas polícias – disse.

A delegada titular da DCAV, Juliana Emerique, e o inspetor Carlos Olyntho, participaram do painel “Práticas e Procedimentos Utilizados pelas Unidades Policiais Articuladas aos Centros de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes” e palestraram sobre as práticas e procedimentos utilizados pela DCAV e, em especial, o trabalho do Centro de Atendimento ao Adolescente e Criança (CAAC), que foi citado pela Childhood Brasil como referência de boas práticas e recomendação para política pública de Estado de proteção integral.

- A troca de experiências com as demais polícias judiciárias do Brasil é fundamental para padronizar os protocolos de oitiva da criança ou do adolescente que já foi vítima de violência e não pode ser revitimizada novamente. Representar a polícia civil com o CAAC neste evento é uma grande honra – afirmou.

As práticas do CAAC, a criação do aplicativo para o atendimento aos grupos vulneráveis, a capacitação contínua dos policiais e o depoimento especial realizado pela autoridade policial foram consignadas e validadas na Carta de Recomendações para todo o país.