Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Operação Resguardo: Polícia Civil realiza ações de combate à violência contra a mulher

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
11/03/2022 13h24 - Atualizado em 21/03/2022 11h34

No Dia Internacional da Mulher (08/03), a Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPOL) do Rio de Janeiro, por meio do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), realizou a Operação Resguardo, uma ação nacional de combate a crimes de violência contra a mulher. No total, 69 pessoas foram presas em diversos municípios do estado.

A Operação Resguardo é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), e foi realizada em todos os estados do país e no Distrito Federal. O Dia D da ação contou com apoio de agentes das delegacias do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC); Departamento-Geral de Polícia da Baixada Fluminense (DGPB) e Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI).

Prisões
Ações integradas relacionadas à Operação Resguardo começaram no dia 7 de fevereiro deste ano. Desde então, mais de 270 autores de crimes contra mulheres foram presos em flagrante e em cumprimento de mandados de prisão.

Em 2021, as delegacias que integram o DGPAM prenderam 532 pessoas envolvidas em casos de violência contra mulheres.