Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende um dos líderes da maior organização criminosa especializada em golpes bancários do Rio de Janeiro

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
16/03/2022 18h46 - Atualizado em 16/03/2022 18h46

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam, nesta terça-feira (15/03), o segundo homem na hierarquia da maior organização criminosa especializada em golpes bancários por meio de cartões de crédito do Rio de Janeiro. 

A investigação sobre o grupo começaram após a prisão em flagrante de 12 mulheres que integravam um dos núcleos da organização criminosa. O grupo tinha o papel de induzir as vítimas a repassar e entregar dados bancários e o cartão do banco para serem utilizados por outros integrantes da quadrilha, que sacavam dinheiro e faziam compras fraudulentas.

As investigações revelaram que o grupo criminoso causou prejuízo a cerca de 300 vítimas, faturando cerca de R$ 6 milhões.  

O acusado preso era o braço operacional da organização e homem de confiança do líder da quadrilha. Ele repassava as ordens e informações para a prática dos golpes, enviando motoboys para a residência das vítimas, bem como realizava o recrutamento e pagamento das comissões dos criminosos que promoviam diretamente as fraudes.

Após as investigações para desarticular a organização criminosa e cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra os integrantes, inclusive, com a prisão do líder, o criminoso fugiu da comunidade do Parque União, no Complexo da Maré, e se escondeu no Complexo do Alemão, na Zona Norte.

Os agentes detiveram o acusado quando desembarcava de um ônibus na Rodoviária do Rio, vindo do estado de São Paulo. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão preventiva.