Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende oito integrantes de quadrilha catarinense de furtos a caixas eletrônicos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
25/03/2022 10h36 - Atualizado em 25/03/2022 10h36

Policiais civis da 7ª DP (Santa Teresa), da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) capturaram, nesta sexta-feira (25/03), oito integrantes de uma organização criminosa especializada em furtos a caixas eletrônicos. O grupo, oriundo do município de Joinville, Santa Catarina, foi localizado após troca de informações e ações de inteligência.

No momento da prisão, os criminosos estavam tentando arrombar a parede de um supermercado em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Eles chegaram a acessar o sistema de alarme do estabelecimento. Com os criminosos foram apreendidos dois veículos e farto material utilizado para o arrombamento de caixas eletrônicos, inclusive, 24 lanças térmicas, uma ferramenta de uso industrial que alcança a temperatura de 4.000º C e serve para cortar estruturas metálicas rígidas.

As investigações começaram semana passada, quando os agentes tomaram conhecimento de que criminosos de Joinville teriam se instalado na comunidade da Coroa, em Santa Teresa, Região Central do Rio de Janeiro. A quadrilha contava com apoio logístico da maior facção do estado e usava a comunidade como base para praticar arrombamentos a caixas eletrônicos em diversas regiões.           

A partir disso, o grupo criminoso passou a ser constantemente monitorado, até que, nesta quinta-feira (24/03), chegou ao conhecimento dos policiais que a quadrilha estaria se articulando para praticar uma ação criminosa em Xerém. Os agentes foram ao local e passaram a observar os caixas eletrônicos existentes na região. 

No início da madrugada, os agentes notaram uma movimentação suspeita na frente de um supermercado, fizeram a abordagem e prenderam os integrantes da quadrilha.

As investigações continuam identificar outros membros e desmantelar o grupo criminoso.