Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação contra milícia liderada por “Playboy”

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
27/04/2022 08h11 - Atualizado em 29/04/2022 17h30

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) e a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) realizaram, nesta quarta-feira (27/04), a operação “Ambivalence” contra integrantes da organização criminosa liderada pelo miliciano Diego Lucas Pereira, o "Playboy". Ao todo, foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão nos bairros Campinho e Praça Seca.

A ação é parte da FT-1000 (Força-Tarefa dos Mil Milicianos Presos) e contou com apoio da Corregedoria da Polícia Militar. Ao longo da operação, três pessoas foram presas em flagrante e houve apreensão de armas, drogas, carregadores, telefones celulares e rádios comunicadores.

Playboy foi preso em 2020 por agentes da Draco. Na ocasião, foram apreendidas anotações típicas da milícia e telefones celulares. Após autorização judicial, os aparelhos passaram por análise de inteligência que constatou práticas de extorsão, como pagamento de taxas de segurança privada e de consumo de água, por exemplo.

Durante as investigações, os policiais conseguiram imagens dos indiciados nos chamados “postos de trabalho” e do armamento utilizado pelo grupo paramilitar, sendo que dois deles já foram apreendidos em ações anteriores da Draco. A contabilidade de gás e escala de serviço dos criminosos pertencentes ao bando também foram objetos de verificação.

Segundo os agentes, a milícia do bairro Campinho é pioneira na aliança com o tráfico de drogas, fazendo nascer a narcomilícia no Estado do Rio de Janeiro. A inteligência da Draco detectou, ainda, que há apoio recíproco entre as facções e que o grupo paramilitar contra com a participação de alguns agentes ligados às forças de segurança.